terça-feira, 23 de outubro de 2012

Abertura oficial da II FLIQ acontece hoje à noite na UFRN

Escritores Lira Neto e Marcelino Freire baterão papo com o público presente

A segunda edição da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLIQ) vai contemplar mesas redondas e bate-papos com autores locais e nacionais, desenhistas e ilustradores. O objetivo é estimular o hábito da leitura e aproximar os leitores dos escritores brasileiros para debate de ideias. Também oficinas e lançamentos de livros e quadrinhos são atividades confirmadas na programação do evento, que prossegue até o dia 26 de outubro, no Campus da UFRN.

Nesta terça-feira (23) acontece a abertura oficial da II FLIQ, às 18h30, com a presença dos organizadores, o lançamento do I Prêmio Petrobras de Quadrinhos e o anúncio dos vencedores do VI Prêmio Cosern Literatura de Cordel. Em seguida, os escritores Lira Neto (duas vezes vencedor do Prêmio Jabuti) e Marcelino Freire (vencedor do Prêmio Jabuti 2006) vão participar de um bate-papo ao lado dos jornalistas potiguares Vicente Serejo e Patrício Júnior.

Está programada ainda uma mesa redonda, às 14h, para discutir a temática da literatura e dos quadrinhos, com Milena Azevedo, Brum, Juscelino Neco e Wanderline Freitas. Às 17h, em uma segunda mesa redonda, Sidney Gusman, editor-chefe do site Universo HQ; Williandi e Márcio Coelho vão debater os projetos da Maurício de Souza Produções.

Assim como na primeira edição do evento, realizada em 2011, a FLIQ de 2012 acontece paralela à CIENTEC (Feira de Ciência e Tecnologia da UFRN). Para a estrutura, foi montado um pavilhão com espaços para estandes de sebos, livreiros e editoras, além de um auditório onde serão realizadas a abertura e demais atividades programadas.  

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. A programação completa pode ser acessada no site www.fliqnatal.com.br.

SEGUNDO DIA

Na manhã desta quarta-feira (24) está programada a realização da oficina de Roteiro, com a historiadora Milena Azevedo; e à tarde, a partir das 13h30, acontece uma aula demonstração sobre Criação de Personagem, com o ilustrador Flávio Luiz, premiado em diversos salões de Humor no Brasil e no exterior. Também na quarta-feira será homenageado o potiguar Moacy Cirne, poeta, artista e um dos maiores estudiosos de histórias em quadrinhos do Brasil. E encerrando a programação do dia, o vocalista da banda Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger, vai bater um papo sobre o seu livro "Nas Entrelinhas do Horizonte", junto com o jornalista Carlos Magno.

Seguidores