terça-feira, 23 de outubro de 2012

Educação do Estado participa da CIENTEC com projetos de iniciaçãocientífica

image Os alunos da rede estadual de ensino vão participar da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC, da UFRN, com 48 projetos de iniciação científica. Intitulado RN Ciência, o projeto ocupará 19 estandes de um pavilhão organizado pela Secretaria de Estado da Educação, que reunirá escolas de todas as regiões do Rio Grande do Norte. As dezesseis Diretorias Regionais de Educação – DIRED, foram mobilizadas para o evento, que começa nesta terça-feira (23), e vai até o sábado (27), nas proximidades da Praça Cívica da UFRN.
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do RN Ciência, Edmilson Simplício, os projetos selecionados para a CIENTEC, foram submetidos a avaliadores da secretaria sob critérios de capacidade criativa, pensamento científico, minunciosidade, habilidade, clareza e valor espetacular relativo, geralmente utilizados em feiras da área. “Esses mesmos critérios serão usados para selecionar os cinco melhores projetos do RN Ciência”, ressaltou Edmilson.
Esse é o segundo ano que os alunos do Estado participam da CIENTEC, através da Mostra de Iniciação ao Conhecimento Científico, Tecnológico e Cultural, RN Ciência. Nessa edição, além do pavilhão com os projetos científicos, haverá um segundo pavilhão para apresentações culturais de estudantes da rede, e um auditório com capacidade para 100 pessoas, onde serão oferecidas palestras e oficinas pedagógicas para professores e alunos.
Segundo a secretária Betania Ramalho, a iniciação científica deve ser cada vez mais estimulada ainda na Educação Básica. “E a Secretaria de Educação tem buscado fazer isso em suas escolas, incentivando professores e gestores a promoverem atividades na área. Os resultados são animadores. Já tivemos alunos conquistando prêmios nacionais e internacionais e, agora, novos grupos selecionados para a FEBRACE e um importante Fórum Científico em Londres”, ressaltou Betania.

Seguidores