quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Matrículas de alunos com deficiência vão até sexta-feira (26) em Natal

image Continua aberto até a próxima sexta-feira (26), o período de matrículas 2013 para os estudantes com deficiência que irão ingressar na rede estadual de ensino, em Natal. Para matricular-se em uma das 112 escolas estaduais da capital, o aluno ou responsável deve acessar o Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, através do endereço www.sigeduc.rn.gov.br e solicitar a matrícula. No ato da solicitação, poderão ser escolhidas duas opções de escolas. Essa é a primeira vez que o procedimento é feito pelo novo sistema.
Para os estudantes do interior, onde o SIGEduc deve chegar em 2014, a matrícula continua ocorrendo de forma presencial, com o aluno ou responsável se dirigindo para a própria escola. Fora da capital, o prazo é maior e vai até o dia 22 de novembro. É importante que os pais de alunos com deficiência matriculem os seus filhos nesse período para que a escola possa tomar algumas medidas.
De acordo com a subcoordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação, Márcia Pinheiro, as matrículas para os alunos com deficiência são antecipadas porque a unidade escolar precisa se preparar para recebê-lo. “Entre as medidas, os gestores precisam agendar a avaliação de ingresso do estudante, organizar as turmas de acordo com as normas do Conselho Estadual de Educação, solicitar o serviço de professor auxiliar e apoio da secretaria para assessorar a equipe pedagógica, estudantes e familiares, quando necessário”, ressaltou a professora.
Ainda com base na demanda, Márcia Pinheiro cita que a secretaria planeja cursos de capacitação, para responder às necessidades apresentadas na aprendizagem do estudante, confecciona material didático adequado e necessário, disponibiliza apoio pedagógico para o estudante surdo, bem como instrutor e intérprete de LIBRAS, e providencia melhores condições de acessibilidade, observando as necessidades de cada um.
Uma informação importante para os pais de alunos com deficiência é que este ano a Secretaria de Educação de Natal também abriu o seu período de matrículas para esse público de acordo com o período das escolas estaduais. Isso significa que as matrículas para os estudantes com deficiência que irão ingressar na rede municipal de Natal também se encerram na próxima sexta-feira (26) e devem ser feitas de forma presencial nas escolas municipais.

Seguidores