sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Seminário para debater o PNLL é realizado com sucesso na CIENTEC

imageGestores municipais e representantes das entidades ligadas ao livro e leitura participaram nesta quinta-feira (25) do seminário “Fomentando o debate sobre os Planos Municipais do Livro e Leitura”, que foi realizado dentro da programação da Fliq, no pavilhão Educação, CIENTEC. A deputada federal Fátima Bezerra (PT), que coordena a Frente Parlamentar do Livro e da Leitura na Câmara dos Deputados, foi uma das idealizadoras do evento.
“É de fundamental importância fazer esse debate com os gestores, pois são vocês que irão desenvolver as políticas em seus municípios. Qualificar os gestores vai proporcionar uma maior agilidade e competência na busca de apoios e incentivos para captação de recursos e aprovação de editais”, explicou Fátima.
Na ocasião, a coordenadora do ProLer (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) da Biblioteca Nacional, Carmem Pimentel apresentou o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL. “É preciso que estados e municípios construam seus planos para que a gente consiga ampliar, cada vez mais, essa cadeia de leitores”, ressaltou.
O Roberto Azoubel (Minc/Nordeste) orientou os gestores quanto à elaboração dos planos municipais do Livro e Leitura. “Estamos aqui para ajudar no que for preciso. É essencial a elaboração dos planos municipais e estaduais para que a gente consiga articular e desenvolver políticas de Estado para o livro e leitura”, afirmou.
A representante do Instituto de Desenvolvimento da Educação - IDE, professora Cláudia Santa Rosa, reforçou a importância do Fórum no debate com as entidades e demais setores para promoção do livro e leitura. "São eventos como esse que nos enchem de esperanças por um Estado de leitor"
Fátima agradeceu a participação dos representantes das entidades e dos diversos gestores municipais presentes no seminário. “Estou muito feliz com a realização deste seminário, o que está acontecendo aqui é o resultado de um trabalho conjunto”, finalizou a deputada.
Seminário é uma realização da União de Dirigentes Municipais de Educação, da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e Leitura e do Fórum Estadual do Livro e Leitura. Evento contou com parceria do Ministério da Cultura – MinC, Secretaria de Estado  da Educação e da Cultura – SEEC, Semana de Ciências, Tecnologia e Cultura da UFRN - CIENTEC 2012, Feira do Livro e Quadrinho de Natal – FLIQ, Instituto Desenvolvimento da Educação – IDE, Assembleia Legislativa do RN – AL/RN e União Brasileira de Escritores – UBE.

Seguidores