terça-feira, 27 de novembro de 2012

Inaugurada Sala de Situação para monitoramento de riscos e desastres naturais no RN

image Na manhã desta terça-feira (27), a governadora Rosalba Ciarlini participou da inauguração da Sala de Situação para Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais do RN. O espaço, montado na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), será responsável por monitorar variações de tempo, de solo, situações hidrológicas e a disponibilidade hídrica dos reservatórios do estado, podendo, assim, alertar com antecedência a possibilidade de inundações e secas.

“Nós temos agora esse espaço onde vamos monitorar nossos reservatórios, seja na seca ou em momentos de chuva. O importante é que teremos informações reais para ter um controle e um melhor aproveitamento das nossas águas”, afirmou a Governadora ao lado do diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varela, que elogiou a iniciativa e disse que o RN é um dos primeiros estados do país a inaugurar a Sala de Situação.

“Estamos vivenciando aqui um ponto de inflexão das mudanças vividas pelo país. Essa Sala de Situação parece simples, mas é composta por tecnologia de ponta. Hoje, o Rio Grande do Norte faz parte do lote dos primeiros 10 estados a contar com um sistema de monitoramento, algo solicitado pela própria presidenta Dilma Rousseff para evitar catástrofes no Brasil”, observou Paulo Varela.

A rede de monitoramento é composta por 17 estações automáticas que enviam informações de possíveis chuvas e situação volumétrica de açudes e rios. Os dados são enviados aos técnicos na central para que eles façam suas avaliações. As estações estão localizadas ao longo das bacias do Apodi/Mossoró e Piranhas/Açu, que estão sendo monitoradas porque também irão receber as águas da transposição do Rio São Francisco.

“Essa ferramenta é um sistema integrado que vai fazer o monitoramento dos açudes, vai permitir o planejamento de ações e o acompanhamento em tempo real”, reforçou o secretário da SEMARH, Gilberto Jales.

A cerimônia de inauguração contou também com a presença do secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA), Rodrigo Fernandes; diretor da Emparn, José Geraldo; comandante geral da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo; comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Eliseu Dantas; coordenador da Defesa Civil Estadual, Cel. Josenildo Acioli; diretor do Itep, Nazareno de Deus.

Seguidores