quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Seminário sobre o Livro e Leitura é realizado com sucesso em Brasília

image Vários deputados participaram do seminário, dentre eles Waldenor Pereira (PT), relator do setorial da Educação e Cultura junto ao OGU 2013.

Durante mais de quatro horas parlamentares da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, MEC, FNDE, FBN, CNTE e demais representantes ligados ao Livro e Leitura debateram o “Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e sua efetiva implementação nos estados e municípios brasileiros”. Seminário realizado nesta terça-feira foi de iniciativa da deputada federal Fátima Bezerra (PT), coordenadora da Frente Parlamentar do Livro e da Leitura.

Na ocasião, foi constatado a necessidade de avançar na implementação do PNLL. Foi o que destacou a presidente da Undime, Márcia de Carvalho, ao apresentar dados de uma pesquisa em que foi constatado que a maioria dos municípios ainda não conseguiu elaborar seus planos. “É por isso que é necessário continuar essa discussão para que estados e municípios possam aderir ao PNLL. É fundamental ter tanto o apoio técnico quanto financeiro por parte do Governo Federal através do MinC e MEC”, disse a deputada Fátima.

De acordo com a representante da Secretaria de Educação Básica do MEC, Monica Gardelli, o Governo irá disponibilizar um acervo de 25 títulos de literatura para as séries iniciais e também para as bibliotecas das escolas.  A digitalização das obras também será realizada via FNDE e editoras.

A coordenadora da Rede Potiguar de Escolas Leitoras – RN, Cláudia Santa Rosa, chamou atenção em relação à descontinuidade dos programas para a Cultura, uma das principais barreiras para implementação do PNLL. “Temos a necessidade de políticas públicas de estado para assegurar que os planos municipais e estaduais não sejam descontinuados”, reforçou.

“Próximo ano iremos realizar um ciclo de seminários regionais e depois um nacional, pois é importante fazer o debate no Congresso, já que é aqui onde leis são criadas e o orçamento é debatido. É fundamental que a CEC fortaleça o orçamento para esta área e para tanto defendemos uma emenda para o livro e leitura”, pontuou Fátima.
Presenças na audiência: Monica Gardelli, da Secretaria de Educação Básica do MEC; Galeno Amorim, presidente da Biblioteca Nacional; Roberto Leão, presidente da CNTE; José Carlos Wanderley, presidente do FNDE; Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro; Volnei Cunha Canonica, coordenador do Programa Prazer em Ler Instituto C&A; Márcia de Carvalho (Undime); Carla Carvalho (Consed); secretária do PNLL–Minc, Lucília Garcez.

Delegação do RN: Cláudia Santa Rosa, coordenadora da Rede Potiguar de Escolas Leitoras; Maria do Carmo (DH) do IDE – RN; Salizete Freire, PROLER/FBN-RN; o deputado estadual Fernando Mineiro (PT); e os reitores Ângela Paiva – UFRN e Arimatea de Matos – UFERSA, dentre outros.

Seguidores