sábado, 19 de janeiro de 2013

Rosalba Ciarlini faz balanço de ações do governo durante palestra na Maçonaria

image Na noite desta sexta-feira (18), a governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini proferiu palestra sobre os Projetos Administrativos do Estado, na solenidade de abertura do Ano Maçônico do Grande Oriente Independente do RN. O evento foi realizado na sede do GOIERN e contou com as presenças do Grão-Mestre, Fernando Paiva, e do Grande Comendador do Supremo Conselho do RN, Ticiano Duarte, do comandante-geral da Polícia Militar, Francisco Canindé Araújo, do secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha, e do delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério.

Durante a apresentação, a chefe do Executivo Estadual destacou a importância da Maçonaria para o desenvolvimento de padrões de civilidade, dedicação e respeito, e acrescentou que se sente “ feliz e à vontade para falar diante de homens e pessoas de boa fé, que desejam contribuir com um mundo de paz e justiça e mais cheio de oportunidades e benefícios para a sociedade”.

Diante de uma plateia lotada, a governadora apresentou algumas das principais ações de Governo desde 2011. Rosalba Ciarlini enfatizou o esforço para realizar um ajuste fiscal sério, política para ampliação da infraestrutura para captação de indústrias, o maior plano de esgotamento sanitário já realizado no Estado, com estimativa sanear 80% do Estado até 2014.

A governadora falou ainda das alternativas para driblar os efeitos da estiagem e da maior seca no RN dos últimos 50 anos, com a construção da maior adutora do RN, com 337 km de extensão, no Alto Oeste potiguar, com recursos da ordem de R$ 26 milhões. Além disso, outras medidas para amenizar os efeitos da estiagem foram a construção de cisternas e perfuração e equipagem de 200 poços, somado a garantia do Seguro-Safra, que teve mais duas cotas abertas e beneficiou 45 mil famílias.

“Isso possibilitou fez com que os agricultores familiares não precisassem sair das suas casas mesmo estando em dificuldade porque eles têm o apoio do Governo. A preocupação com a seca foi e continua sendo grande, por isso foi criada a Comissão de Defesa Civil, para saber dos municípios qual a realidade dia a dia. Outra coisa é que em algumas comunidades do interior nós abriremos barragens, como é o caso de Santa Cruz, que é um pleito de 50 anos”, declarou.

Rosalba Ciarlini observou ainda a melhoria em outras áreas, como na educação, cujo reajuste salarial para os professores foi de 76,82%, cumprindo o piso nacional, além da reforma de 49 escolas, manutenção em 150 delas, contratação de 1.578 professores e especialistas concursados e a aquisição de 501 ônibus escolares distribuídos para Natal e cidades do interior do RN.

Na saúde, houve a entrega do Hospital da Mulher, que atende a 72 municípios da região Oeste, Vale do Açu e proximidades; a retomada dos transplantes de fígado, o fim da fila para transplante de córneas, que tinha espera estimada de cinco anos; a abertura de 88 leitos de retaguarda, ampliação do serviço do SAMU 192 de 42% para 72% da população e melhorias no Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (ITEP).

Para a segurança pública, a governadora falou das 209 novas viaturas, 5.043 pistolas, 1.240 coletes à prova de bala e a implantação do subsídio, com impacto na melhoria dos serviços da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Na mineração, a governadora lembrou da captação de fábricas para exploração mineral no interior  e recordou que dos 15 parques eólicos instalados atualmente no Estado, 11 foram implantados nos últimos dois anos.

“Tenho certeza que avançamos e vamos avançar muito mais no desenvolvimento do RN. Agora, é pé no acelerador pois teremos um ano em que vamos colher os frutos de muita luta e muito trabalho”, encerrou.

Seguidores