quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Goleiro do América se destaca como professor incentivando a educação através do esporte

Educar através do esporte. Essa é a lição do professor de futsal Neilson Santana, educador do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim, que também atua como atleta profissional defendendo a equipe do América (RN) na posição de goleiro. Através de seu exemplo de vida, ele mostra aos alunos que é possível conciliar estudos e esporte, obtendo um bom resultado nas duas atividades.

“Procuro mostrar aos meus alunos que é possível conciliar o esporte com o estudo e que isso só ajuda na concentração e determinação”, diz Neilson, lembrando que – com o bom resultado tanto nas quadras como nas notas – conseguiu concluir seus estudos através de bolsas, inclusive em uma faculdade particular, onde cursou educação física, e hoje se destaca como atleta profissional no futsal potiguar.

Atualmente, Neilson Santana organiza sua agenda entre as aulas no Salesiano Dom Bosco, o curso de pós-graduação e os treinos na equipe de futsal do América, time que vai defender durante a 40ª Taça Brasil Correios de Futsal – Adulto Masculino – Divisão Especial. E mesmo com tantas atividades, ele consegue se destacar no futsal profissional do RN. É que se sua equipe for vencedora da competição, Neilson se tornará o primeiro goleiro do estado a ser campeão pelos três principais times do Rio Grande do Norte.

A trajetória do professor como atleta profissional de futsal começou em 1994, atuando em times de São Paulo. Em seguida, jogou em clubes do Piauí até voltar ao Rio Grande do Norte, onde já atuou no ABC e no Alecrim. Neste, conquistou títulos importantes como o de Campeão da 39ª Taça Brasil Correios de Futsal – Adulto Masculino – 1ª Divisão (2012); terceiro lugar na Liga do Nordeste de Futsal (2012) e Bicampeão Estadual (2011 e 2012).

Já no ABC, o professor do Salesiano foi Tricampeão Estadual (1995 a 1997); Vice-campeão da Liga do Nordeste de Futsal (2005) e Vice-campeão da Taça Brasil Correios de Futsal – Adulto Masculino – Divisão Especial (2006).

TAÇA BRASIL DE CLUBES

Neilson Santana vai defender o time do América (RN) como goleiro durante a 40ª Taça Brasil Correios de Futsal – Adulto Masculino – Divisão Especial. A competição, que acontecerá de 31 de março a 4 de abril, em Erechim-RS, terá a participação de nove clubes disputando o topo do futsal brasileiro.

Além do América (RN), participarão os times do Minas T. C., Carlos Barbosa (RS), Goiás (GO), Krona (SC), Tigre (PE), Maracanã (CE), Cascavel (PR) e Atlântico (RS). O vencedor, além do título, garantirá uma vaga na edição 2013 da Superliga de Futsal, que será realizada em dezembro na cidade de Moita Bonita (SE).

Antes, porém, Neilson viaja com o time do América para Goiana (PE), onde participará em 11 de março de um jogo amistoso e de 12 a 15 de março de competições que servirão de preparação para o Brasileiro.

 Karine Brito

Seguidores