quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Setur encaminha licitação para urbanização das orlas de Pipa e Tibau do Sul

image A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-RN) promoverá a urbanização da orla do Polo Costa das Dunas, abrangendo as praias de Pipa e Tibau do Sul, na Zona Oeste do estado potiguar. O contrato para a obra foi firmado entre a União e o Governo do Estado, da ordem de R$ 2,2 milhões (contrapartida de R$ 200 mil dos cofres estaduais).

O projeto executivo e de engenharia foi elaborado com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur). A verba para o início das obras já está disponível. Esta semana a Caixa Econômica Federal autorizou a abertura do processo licitatório. A Setur já encaminhou o processo à secretaria estadual de Infraestrutura para ser deflagrada o início da licitação.

O secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, ressalta que este projeto integra o circuito de obras previstas para urbanização da orla potiguar. “Já temos o projeto executivo pronto e a garantia de recursos para as orlas de Pirangi e Cotovelo. E esperamos conseguir também para outras, a exemplo de Tibau do Norte, Areia Branca, Baía Formosa e outras”, destacou.

Urbanização

Para as barracas da orla de Pipa estão propostos; previsão de espaço destinado ao depósito de mesas e cadeiras, grades de cervejas e outros; estrutura projetada com previsão de deck em madeira que permite a otimização do uso do espaço público; e instalação de chuveiros públicos.

Em Tibau do Sul, a urbanização prevê a padronização e estrutura com previsão de passeio na frente e atrás das barracas, que permite a otimização do uso do espaço público e melhor contemplação da orla. Também espaço destinado ao depósito e à coleta de lixo (orgânico e inorgânico).

As duas orlas receberão área para instalação de caixas eletrônicos; postos de polícia e balcão para informações turísticas. Ainda instalações hidrossanitárias, elétricas e de combate a incêndio; estrutura que serve como limitador do avanço na área de areia; e criação de sanitários públicos e posto de salva-vidas. Tudo de acordo com os critérios de acessibilidade e segurança.

Seguidores