quinta-feira, 28 de março de 2013

Escola OAS forma primeira turma na Arena das Dunas

Projeto de responsabilidade social desenvolvido pela construtora OAS alfabetizou dezesseis alunos

A primeira turma de alunos do Ensino Fundamental I da Escola OAS se forma na próxima semana. O projeto, desenvolvido pela Construtora OAS na obra da Arena das Dunas, em Natal, irá entregar um certificado reconhecido pelo MEC aos concluintes.

A ação de responsabilidade social iniciada em janeiro de 2012 na obra está formando 16 alunos, trabalhadores da construção do estádio, que foram alfabetizados, abrangendo os conhecimentos de 1ª a 4ª série. Além de aprenderem a ler, escrever e a interpretar, os alunos tiveram aulas diárias de raciocínio lógico e aprenderam noções básicas de história e geografia.

Durante a formatura, os 16 colaboradores receberão um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação. Segundo a professora Flávia Nogueira, trabalhar com adultos que nunca tiveram oportunidade de estudar foi muito gratificante. “A troca de conhecimentos e experiência foi bastante positiva” afirma.

Antônio Viana trabalha como servente na obra e, por meio da Escola OAS, aprendeu a ler e a escrever. “Agora eu sou um cidadão de verdade. Dei o primeiro passo para recomeçar a minha vida. Quando sair daqui quero me profissionalizar e trabalhar muito ainda” conta.

Com a Escola OAS, a empresa busca estimular a participação dos colaboradores nas aulas e combater a evasão escolar. A segunda turma já começou a ter aulas desde outubro de 2012 e conta com 18 alunos.

No Brasil, a OAS já alfabetizou cerca de 3.000 alunos no ensino fundamental, abrangendo doze estados brasileiros, do Pará ao Rio Grande do Sul.

Inclusão Digital

A Escola OAS também possui aulas de Inclusão Digital, curso que ensina a utilizar ferramentas básicas do Windows como Word, Excel e Internet. Mais de 60 alunos já foram formados e a expectativa da empresa é que mais 120 colaboradores se formem este ano.

O curso também é oferecido para a comunidade externa, formada em sua maioria por familiares dos colaboradores. Em outubro de 2012, moradores da comunidade Passo da Pátria também foram beneficiados com o projeto. Em uma parceria com a ONG ADIC (Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania) 40 alunos foram formados. O curso é ministrado por profissionais do SENAI e tem duração de 3 semanas.

Legado

A Arena das Dunas será muito mais que um estádio. O espaço foi concebido de modo a se tornar um empreendimento multiúso com capacidade para receber desde workshops a grandes shows nacionais e internacionais. A arena terá uma infraestrutura que oferece conforto e segurança, mais de 2600 vagas de estacionamento, o espaço contará também com dois placares eletrônicos, sistema de sonorização, bilhetagem moderna, 23 áreas para concessão de alimentos e bebidas, espaço VIP com lounges de hospitalidade, 40 camarotes com banheiro exclusivo, vestiários, centro de mídia e TV, áreas para restaurante, academia e espaços comerciais.

Seguidores