sexta-feira, 22 de março de 2013

Ricardo Motta propõe criação de Universidade Federal em Assu

_DSC0748 (1) O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN) está defendendo a criação e implantação da Universidade Federal do Vale do Açu, com sede na cidade de Assu. Para tanto, de acordo com o regimento interno da Casa, ele protocolou requerimento a ser submetido ao colegiado de líderes e posteriormente encaminhado à governadora Rosalba Ciarlini e à reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora Ângela Paiva com esse objetivo.

A solicitação tem como finalidade atender a toda a classe estudantil da região do Vale. “A universidade, por meio de suas atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão, tem por objetivo, também, o desenvolvimento sócio econômico da região e do País” afirmou.

Em sua justificativa, Ricardo Motta relacionou dez áreas de competência que serão trabalhadas, quando a Universidade Federal do Vale do Açu for implantada, que contribuirão para o desenvolvimento daquela região.

Entre as competências, foram relacionadas pelo deputado: Desenvolver as ciências, as tecnologias, as letras e as artes; Formar profissionais nos níveis de educação básica e educação superior; Prestar serviços à comunidade sob a forma de cursos e treinamentos, de consultoria e de outras atividades de extensão: Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar na sua formação contínua.

Também foram colocados como objetivos: Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura; Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação: Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração.

Os outros pontos da justificativa: Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais e prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Seguidores