quarta-feira, 29 de maio de 2013

ORQUESTRA SINFÔNICA DO RN REALIZA CONCERTO OFICIAL NESTA SEXTA-FEIRA


A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte realiza na próxima sexta-feira, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão, o IV Concerto Oficial da Temporada 2013. A apresentação terá como maestro convidado o carioca Laércio Diniz e ainda a participação do flautista pernambucano James Strauss, como solista. A entrada é gratuita.

Na primeira parte do concerto, a OSRN interpretará a peça “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini, abrindo a apresentação. Em seguida, é a vez do “Concerto para Flauta e Orquestra (Allegro Moderato - Allegreto, un poco), de Carl Nielsen, tendo como solista James Strauss.
Sob a regência de Laércio Diniz, a Orquestra Sinfônica do RN executa a“Sinfonia n° 3 em Mi Bemol Maior (Op.55)”, conhecida como “Eroica”, de Ludwig van Beethoven — - Allegro con brio, Marcia Funebre, Adagio Assai, Scherzo, Finale-Allegro molto.
SERVIÇO:
IV Concerto Oficial da Temporada 2013 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Sexta-feira, dia 31, 20h, no Teatro Alberto Maranhão. Maestro convidado: Laércio Diniz. Participação do solista James Strauss. Entrada franca.
Informações: 3232 5318 / 3232 5321 / 8127 4846 (Luís Antônio, diretor da OSRN). 

SOBRE O MAESTRO LÁERCIO DINIZ


“Conducted by Laércio Diniz, were at their best here” (The New York Times 26/05/2008).

É assim que o carioca filho de pai pernambucano Laércio Diniz começava a sua carreira internacional, regendo a Bachiana Chamber Orchestra, em um concerto no Carnegie Hall em Nova York, reafirmando um ano depois, regendo o pianista David Brubeck no Lincoln Center em Nova York.

Em 2010 Cria a Orquestra Filarmônica do Brasil “FIBRA” no Rio de Janeiro e em 2011 assume a regência da orquestra holandesa New Netherlands Orchestra.

Nascido no Rio de Janeiro, estudou violino com Erich Lehninger como bolsista na Universidade do Rio de Janeiro. Venceu 2 Concursos de violino "Jovens Solistas" e em 1987 ganhou bolsa de estudos para a Alemanha pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), ingressando na Escola Superior de Musica de Colônia sob a orientação de Ingeborg Scheerer, Saschko Gawriloff (Spalla da Filarmônica de Berlin)e Susanne Rabenschlag, estudando musica de câmara com o quarteto "AMADEUS". 

De volta ao Brasil em 1995 ingressou como chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo.

No Brasil fundou o quarteto de cordas AUREUS (3 Cds Gravados) e a Orquestra de Câmara Engenho Barroco da qual também é Spalla e diretor artístico (4 Cds gravados). Realizou concertos na Alemanha e na América do Sul com estes grupos.

Foi professor de violino dos mais importantes festivais internacionais de musica no Brasil e professor de violino da Faculdade FMU.
Em 2005 inicia sua carreira como Regente, tendo como mestres os Maestros Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Foi Maestro e Diretor artístico da "Orquestra do Pateo do Colégio" e é maestro convidado de vários festivais internacionais de musica no Brasil.

Com a Bachiana Chamber Orchester regeu nas mais importantes salas de concertos do Brasil.

A partir de 2011 passa a ser patrocinado pela seguradora CAPEMISA através do projeto “Maestro CAPEMISA” realizando vários concertos durante todo o ano regendo como convidado diversas orquestras por todo o Brasil e também realizando palestras e representando um dos maiores projetos sociais do Brasil reconhecidos pela UNESCO o “Lar Fabiano de Cristo”. Após o enorme sucesso do publico e critica em 2011 o projeto “Maestro CAPEMISA” o projeto ganhou o subtítulo “A viagem de Villa Lobos” no intuito de levar o nome do nosso compositor mais expressivo a salas de concerto de todo o mundo.

Em Junho de 2012 gravou na Lituânia com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)” O CD “Saudades do Brasil” com obras de Villa Lobos, Milhaud e Florent Schmit.

SOBRE O FLAUTISTA JAMES STRAUSS
Está aqui um flautista que tem simplesmente tudo: pureza e precisão do som, um vibrato doce e intenso quando necessário, imaginação, introspecção e sagacidade, combinados todos com um carisma e presença de palco. Natural de Recife, James Strauss é o primeiro brasileiro a ter o diploma de concertista da École Normale de Musique de Paris. Iniciou seus estudos musicais aos quatro anos com o pai, prosseguindo no Conservatório Pernambucano de Música, sob a orientação do Professor Sérgio Campelo.

No Festival de Campos do Jordão teve como professores: Odette Ernest Dias, Paul Rutman e Michel Dalberto.Em 1994 foi laureado com uma bolsa de estudos do governo francês para o Conservatório de Paris e para a École Normale de Musique, tendo estudado com Pierre - Yves Artaud, Alain Marion e Maurice Pruvot, Lazlo Hadadi,Bernard Andrés. Participou também de concertos e master -classes com Emmanuel Pahud, Maxence Larrieu, Philippe Bernold, Mstilav Rostropovich e com o legendário Jean-Pierre Rampal.

Com um repertório vastíssimo, James Strauss tem um interesse todo especial por música nova e repertórios inusitados, o que levou vários compositores a lhe dedicarem obras, como o suíço Rene Gerber, a compositora americana Nicole Randall, Roger Davis, Daisuke Soga Alexander Arutiunian, Solfa Carlile e os brasileiros Ernani Aguiar, Antônio Ribeiro, Dimitri Cervo, Ricardo Tacuchian,Julio Medaglia, João Linhares. Recebeu diversos prêmios internacionais: (UFAM Primeiro Prêmio de flauta em 1998 e primeiro prêmio em música de câmara em 1999). Gravou vários CDs na Europa com artistas como a violinista japonesa Miyo Umezu, a pianista russa Regina Glasunova, e o violonista finlandês Olli Hirvani. 

Sua carreira o levou a atuar como solista com várias orquestras na Europa e nas Américas.Também atuou com importantes regentes em Festivais Internacionais de Música na França, Espanha, Finlândia, Israel, Portugal e Brasil. Recentemente gravou dois CDs com a Orquestra de Câmara da Filarmônica de Israel, um com o recém descoberto "Concerto para Flauta e Orquestra" de P.I. Tchaikovsky, descoberto por ele em 2000, e um segundo dedicado a concertos brasileiros para flauta e orquestra com varias estréias e obras dedicadas a ele , regularmente é convidado para ministrar master classes em vários festivais no Brasil e exterior tais como : Festival de Musica de Londrina, Festival Eleazar de Carvalho, Miami University, Ecole Normale de Musique de Paris, Falaut Flute Festival ( Italia) e outros. Em sua temporada de 2007 fez seu debut americano com dois concertos com a Oxford Chamber Orchestra em Miami, onde fez a estréia mundial do Concerto de Tchaikovsky, e em 2008 fez seu debut no Japão com os concertos de Mozart em uma tour com o Tokyo Chamber Ensemble. Em 2011 assumiu o posto e primeira flauta Filarmonica Vera Cruz e da Filarmonica do Brasil ( FIBRA).

Assessoria de Imprensa

Seguidores