segunda-feira, 27 de maio de 2013

Procon orienta consumidores sobre a troca do Tylenol Gotas

O Procon estadual orienta aos consumidores que possuírem alguma unidade do medicamento Tylenol Gotas, com numeração de lote não sequencial, compreendida entre os intervalos PPL055 a RJL123, a procurar o local de compra do produto e, mediante apresentação da nota fiscal de compra, poderá requerer o ressarcimento do valor pago pelo medicamento.

Caso o consumidor não possua a nota fiscal de compra do medicamento deverá entrar em contato com a empresa fabricante do produto, através do telefone 0800 728 6767 ou pelo site www.tylenol.com.br, para solicitar o ressarcimento.

De acordo com o coordenador geral do Procon estadual, Araken Farias, essa é uma medida preventiva, uma vez que na última semana houve um alerta de recall por parte do Ministério da Justiça. “Medicamentos devem ser recolhidos por apresentar a possibilidade do gotejador da embalagem se desprender totalmente ou parcialmente do frasco, com risco de superdosagem do medicamento”.

A Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda, fabricante do produto, protocolou campanha na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e informou que a superdosagem traz riscos de danos graves ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas. Os sintomas relatados foram sonolência e enjoos.

A partir desta segunda-feira (27), o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor irá iniciar a fiscalização nas farmácias, no sentido de verificar se foram retirados os produtos das prateleiras e, caso não tenham sido retirados das prateleiras o PROCON/RN irá solicitar a imediata retirada do produto, evitando, com isso, a comercialização do medicamento capaz de causar danos à saúde do consumidor.

Por fim, os consumidores que tiverem dúvidas ou dificuldades em ser ressarcidos poderão entrar em contato com o PROCON/RN, através do telefone 3232-6773 ou comparecer pessoalmente a sede do órgão, localizada na Avenida Tavares de Lira, 109, Ribeira, Natal/RN das 7h às 17h.

Araken Farias

Seguidores