quarta-feira, 19 de junho de 2013

SIN publica empresa classificada para executar obras do Pró-transporte

imageMais perto de concretizar o sonho da Zona Norte, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, encerra o processo licitatório que tem como objetivo implantar o Pró-transporte em Natal. Nesta quarta-feira (19), o Diário Oficial da União e Diário Oficial do Estado, trazem a publicação com a classificação da empresa IM Comércio e Terraplenagem LTDA.

Obra de grande relevância para a mobilidade da Zona Norte de Natal, o Pró-transporte é aguardado há cerca de 7 anos por moradores e comerciantes da região, e agora, após dar andamento às etapas burocráticas necessárias, o Governo Rosalba Ciarlini irá homologar em até 5 dias úteis o resultado da licitação. Com isso, a SIN encaminha a documentação para a Caixa Econômica Federal, que em um prazo de até 20 dias autoriza o repasse financeiro, possibilitando a secretaria expedir a ordem de serviço. A expectativa é que as obras sejam iniciadas até Agosto deste ano.

Para o Pró-transporte o investimento é de R$ 88.221.480,67, com recursos já assegurados, garantindo assim o andamento dos serviços sem que hajam impasses da ordem financeira. Após iniciadas as obras, o prazo da execução de todo o projeto é de 24 meses.

Pró-Transporte

A obra consiste na criação de dois grandes eixos em pista dupla. O primeiro, denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Av. das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av. Moema Tinoco. O segundo grande eixo, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo da Av. Moema Tinoco e a Av. Conselheiro Tristão, até o encontro com a Av. João Medeiros Filho (estrada da Redinha), onde será construído o Viaduto da Redinha, que dá acesso à Ponte Newton Navarro.

Além da duplicação dos corredores viários, o ponto alto das obras está relacionado a mobilidade de pedestres e da valorização do transporte público, necessária para o pleno funcionamento do tráfego na região. A implantação de corredores exclusivos de ônibus será um dos diferenciais da obra, e tem o objetivo de dar fluidez ao transporte coletivo, além de contar com 108 novos abrigos de ônibus; Outro benefício aguardado pela população, e que será implantado no Pró-transporte, é a criação de cerca de 11 quilômetros de ciclovia, dando segurança a esse meio de locomoção; Padronização de passeios públicos é outro traço da obra, que vai dar segurança e comodidade ao simples ato de ir e vir, que muitas vezes é dificultado com as irregularidades encontradas nas calçadas.

A obra do Pró-transporte é do Governo do Estado, com o apoio do Governo Federal, fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura, e executada pela empresa IM Comércio e Terraplenagem LTDA.

Seguidores