quarta-feira, 26 de junho de 2013

UFRN amplia campo de estágio na área da saúde em Currais Novos


A partir do segundo semestre deste ano a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irá ampliar o campo de estágio dos cursos na área da saúde em Currais Novos, conforme acordo firmado entre a instituição e a Prefeitura através da secretaria municipal de saúde. Atualmente, a UFRN por meio da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), envia alunos do curso de enfermagem para estagiarem no município. Em reunião na manhã desta quarta-feira (26) na sede do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), professores da UFRN e a secretária municipal de saúde, Tércia Lêda, discutiram sobre o campo de estágio que os alunos dos cursos de Nutrição e Fisioterapia terão no sistema de saúde do município. O encontro contou com a presença do vice diretor da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), Edvaldo Vasconcelos, dos professores Rodrigo Pegado (Fisioterapia), Ana Paula (Nutrição) e Cristiane Ramos (Enfermagem). “A parceria com a UFRN dará um salto de qualidade no sistema de saúde do município, com a melhora dos serviços através da ampliação dos atendimentos, e também irá contribuir com o aprendizado dos alunos”, disse Tércia. “Estamos definindo o local dos estágios, as vagas e a quantidade de profissionais que darão apoio aos nossos alunos”, comentou Edvaldo. O NASF será um dos locais de campo de estágio dos alunos da FACISA, que irão contribuir com a melhora dos serviços do núcleo.


NASF

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que funciona na Avenida Getúlio Vargas, 1174, serve como base de apoio às equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Os serviços do NASF são solicitados através de encaminhamento da equipe do PSF, onde os pacientes podem ser atendidos por diversos especialistas, como psicólogo, psiquiatra, fisioterapeuta, assistente social e educador físico. 

Curso de Medicina

A expansão do curso de Medicina da UFRN para o interior do Rio Grande do Norte faz parte de um projeto da instituição em contribuir com o fortalecimento da saúde no interior. Em Currais Novos, uma das cidades polos do novo curso, a Prefeitura está apoiando todas as ações para a chegada da graduação por entender que será um grande avanço na assistência básica de saúde à população, onde os alunos irão estagiar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), auxiliando na melhora do atendimento aos pacientes. 

Seguidores