quarta-feira, 24 de julho de 2013

Caicó; Secretaria de Saúde abre Campanha contra Hepatites Virais

imageFoi aberta nesta terça-feira (23/07), na Unidade Básica Silvino Dantas, no Centro, mais uma Campanha Contra as Hepatites Virais, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, e segue até o dia 02 de Agosto. O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre como prevenir os perigos das hepatites virais, que são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas.

“É uma doença silenciosa e, por isso, é preciso prevenir. Para isso, é necessário ir a Unidade de Saúde e conduzir o cartão de vacinas para que o controle possa ser feito. É importante lembrar, que as pessoas já vacinadas com as três doses não têm necessidade de repetir a vacina”, disse Maria dos Santos, Secretária Adjunta de Saúde em Caicó.

Hepatites Virais

As hepatites virais, segundo o Ministério da Saúde, são doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. Possuem características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém com importantes particularidades. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas, além disso, têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.

As hepatites virais podem não apresentar sinais e sintomas, porém quando estes aparecem podem ser: febre, vômitos, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, perda de apetite, urina escura, icterícia e fezes esbranquiçadas.

Existem vacinas para a prevenção das hepatites A e B. O ministério da Saúde oferece vacina contra a hepatite B na rotina das salas de vacina e contra hepatite A nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). “Não existe vacina contra hepatite C, o que reforça a necessidade de um controle adequado da cadeia de transmissão no domicílio e na comunidade, bem como entre grupos vulneráveis, por meio de políticas de redução de danos”, comentou Eliana Pereira.

Seguidores