quarta-feira, 24 de julho de 2013

CVV Natal abre cursos para novos voluntários

O Centro de Valorização da Vida (CVV) inicia a partir do próximo sábado (27), curso de aperfeiçoamento para treinar novos voluntários. A instituição não tem fins lucrativos e presta serviço de apoio emocional, totalmente voluntário, a pessoas que são propensas ao suicídio.

Com mais de trinta anos de atividades ininterruptas em Natal, o CVV convida pessoas maiores de 18 anos que queiram doar calor humano, com disponibilidade e paciência para lidar com pessoas em crise ou até mesmo compartilhar um momento de alegria. É preciso ter disponibilidade de, no mínimo, quatro horas semanais.

O CVV não tem vínculo religioso, político ou econômico. O atendimento funciona 24h por dia, todos os dias da semana, disponível a ouvir e conversar com quem se sente angustiado, triste, solitário ou feliz, mas não tem e/ou não consegue falar sobre o assunto com ninguém.

A necessidade de um quadro maior de voluntários é urgente. Em pesquisa que está sendo realizada pelo CVV Natal, com dados colhidos junto ao ITEP-RN, chegou-se a um número surpreendente de 442 mortes por suicídio nos últimos três anos no RN (2010 - 2011 e 2012).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que para cada caso de suicídio consumado existem cerca de cinco tentativas, e para cada tentativa há várias pessoas que por motivos variados pensam seriamente em dar fim à sua vida. Sendo assim, a prevenção ainda é o melhor rémedio.

O curso para novos voluntários acontece aos sábados, das 14h às 17h no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN - Centro), na Av. Rio Branco, 743 - Cidade Alta.

Faça parte deste trabalho fraterno, ajude o CVV a construir mais 30 anos de solidariedade.

Seguidores