quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ludovicus lança acervo digital com 27.000 cartas de Câmara Cascudo


Ludovicus lança acervo digital com 27.000 cartas de Câmara Cascudo

Daliana Cascudo, diretora do Ludovicus, falou o trabalho com a MaisDocs para a digitalização das cartas

Com a presença de acadêmicos, autoridades locais, amigos, familiares e admiradores de Câmara Cascudo, foi lançado na noite de ontem (30) o acervo digital contendo 27.000 cartas do folclorista e escritor potiguar. Nos textos, há correspondências com nomes importantes da cultura e da história brasileira como Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Getúlio Vargas e muitos outros.

O evento aconteceu no dia em que se completavam 27 anos da morte de Cascudo, ou encantamento, como ele preferia chamar, ocorrido em 1986. O local do lançamento foi oLudovicus - Instituto Câmara Cascudo, responsável por promover grande parte da vida e da obra de Câmara Cascudo. O trabalho de digitalização durou três anos e ficou a cargo da MaisDocs, participante do programa de incubação de empresas Incubadora Tecnológica Natal Central, do Câmpus Natal-Central do IFRN.

Para a presidente do Ludovicus, Anna maria Cascudo, filha de Cascudo, "a atualização e modernização da obra do escritor é algo miraculoso", já que permitirá o acesso das novas gerações ao acervo cultural cascudiano. Segundo a diretora do Instituto, Daliana Cascudo, neta do folclorista, a ideia de digitalizar as cartas começou desde o início do Ludovicus. "Com elas possibilitamos o acesso a um apanhado de conhecimento histórico presente naqueles escritos", pontuou Daliana.

O diretor da MaisDocs, empresa que digitalizou as cartas, enfatizou que a digitalização amplia o acesso ao conhecimento, pois o que era uma biblioteca pessoal transforma-se em fonte de pesquisa e de leitura para quem se interessar. Já Arnóbio Araújo, diretor geral do Câmpus Natal-Central do IFRN, onde a MaisDocs está incubada, ressaltou a importância de uma iniciativa como essa para o Rio Grande do Norte. "Caso não tivesse havido esse cuidado, íamos perder parte da história não só do nosso estado, mas do nosso país", lembrou Arnóbio.

Foram responsáveis diretos pela digitalização os historiadores da MaisDocs Rafael Fernandes Pimentel e e Joas Souza Abril. Eles precisaram escanear todas as cartas, tratar digitalmente as imagens geradas, organizá-las por ano ler todo o acervo. "Cada carta que eu lia era uma história nova que eu tinha acesso. Não dá para destacar uma. Todas são muito interessantes", destacou Rafael Pimentel.

O evento de lançamento foi encerrado com um cordel em homenagem a Câmara Cascudo escrito e declamado por Marciano Medeiros. As cartas de Câmara Cascudo estão disponíveis para pesquisa a partir de amanhã (1º), no Ludovicus, localizado à Avenida Câmara Cascudo, 377, Cidade-Alta, Natal/RN. Para ter acesso à obra digitalizada, é necessário agendar horário com o Instituto. Os telefones para contato são (84) 3222-3293 e (84) 3221-0131.

O Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo é aberto à visitação do público de terça a sábado, das 9h às 17h.

Seguidores