sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ATENDIMENTO: Previdência inaugura mais uma unidade no Amazonas

DSC08347Agência de Boca do Acre também beneficiará habitantes de Pauini

De Boca do Acre (AM)- Mais de 50 mil pessoas poderão usufruir dos serviços oferecidos pela Agência da Previdência Social (APS) inaugurada nesta sexta-feira (20) pelo ministro Garibaldi Alves Filho em Boca do Acre, no Amazonas. Além dos habitantes da própria localidade, também se beneficiarão os moradores do município de Pauini. A região se localiza a cerca de 1.000 quilômetros de Manaus (AM). O governador amazonense, Omar Aziz, e o senador Eduardo Braga participaram da inauguração.
Antes da entrega da APS Boca do Acre, para ter acesso aos serviços previdenciários a população tinha que aguardar a visita do PREVBarco e das embarcações do Pronto Atendimento Itinerante (PAI) – parceria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Governo do Estado do Amazonas. Enquanto os PREVBarcos atendem apenas a sede dos municípios, os barcos do PAI visitam diretamente as maiores comunidades de cada cidade.
No período de fevereiro a abril desse ano, Boca do Acre e Pauini receberam a última visita do PREVBarco. Em virtude de os rios substituírem a função das estradas como via para a locomoção das pessoas em grande parte da Região Norte, a Previdência criou, em 1997, o serviço que hoje é conhecido como PREVBarco. Hoje o INSS aluga quatro PREVBarcos e conta com outras três embarcações do PAI e cinco da Marinha para levar seus serviços à população.
“Cada um desses barcos está equipado com um aparato tecnológico que permite realizar os mesmos serviços oferecidos nas agências fixas da Previdência Social. Sem esse atendimento, as populações ribeirinhas é que teriam que navegar vários dias em busca do atendimento previdenciário. No caso de Boca do Acre, por exemplo, a agência mais próxima do município fica na cidade de Lábrea, a 326 quilômetros de distância”, comentou o ministro Garibaldi Alves Filho.

Seguidores