sexta-feira, 20 de setembro de 2013

COEDERN comemora Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência neste sábado (21)

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDERN), órgão vinculado a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), realiza neste sábado (21), uma programação comemorativa a passagem do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

A programação começa às 8h, com a realização de panfletagem e um momento de sensibilização, no semáforo localizado em frente ao supermercado Nordestão e o hipermercado Bompreço, na avenida Engenheiro Roberto Freire.

O evento tem como objetivo chamar a atenção da população de Natal, para a criação de uma sociedade inclusa, solidária e baseada no reconhecimento do exercício pleno e igualitário dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcia Guedes, garante que o órgão tem entre as suas metas: ampliar, melhorar, garantir o acesso das pessoas com deficiência aos serviços de saúde com qualidade, garantir as pessoas com deficiência o acesso, permanência e progresso na escola, sem discriminação, a uma educação inclusiva e de qualidade e que promova a inclusão produtiva e renumerada no setor público e/ou privado.

O COEDERN também trabalha para assegurar o cumprimento da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência – ONU/2006, ratificada pelo Estado brasileiro e sancionada pelo Decreto nº 6.949/2009, que trouxe a este segmento a garantia do direito a ter direitos humanos especificados para suas necessidades e de suas famílias.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em um encontro nacional realizado em 1982. A data comemorativa foi escolhida pela proximidade com o início da primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições com as demais pessoas.

Seguidores