terça-feira, 17 de setembro de 2013

Deputada Gesane Marinho questiona transferência de médicos do Hospital de Canguaretama

A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) voltou a falar sobre a situação do Hospital Regional de Canguaretama nesta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa. Ao contrário do que havia prometido em reunião realizada na semana passada com a deputada e prefeitos da região, a Secretaria Estadual de Saúde transferiu os dois únicos médicos cirurgiões do Hospital de Canguaretama para o Deoclécio Marques em Parnamirim. A transferência foi publicada no Diário Oficial desta terça.

Em seu comentário durante sessão plenária, a deputada disse ter sido pega de surpresa com a publicação da transferência dos médicos. “Fui pega de surpresa porque nos reunimos por duas horas com o secretário estadual de Saúde na sexta-feira (13) e saímos de lá convencidos de que os médicos de Canguaretama não seriam transferidos. Com a transferência dos únicos que realizam cirurgias no hospital, é a mesma coisa que fechar as portas da unidade”, observou.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os médicos Adjalmir Carvalho, obstetra, e Nilvan Linhares, ortopedista, foram incluídos erroneamente na lista de profissionais que serão transferidos para o Hospital Deoclécio Marques. Em contato com a Sesap, a deputada foi informada do equívoco e cobrou que a correção seja publicada no Diário Oficial o mais rápido possível.

“Hoje já não se pode mais nascer em Canguaretama porque o governo do estado fechou o setor de obstetrícia há mais de dois meses. Retirar os cirurgiões é decretar a morte do hospital. E é isso que temos visto, a morte lenta dos nossos hospitais. Fecha-se o setor, o estado propõe um novo perfil para a unidade, mas não vemos isso acontecer na prática. Vamos cobrar à Sesap e acompanhar de perto a publicação da correção no Diário Oficial do Estado”, finalizou.

Seguidores