segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Em parceria com o MDA, Governo do Estado entregou 18 caminhões pipa no RN

image "É preciso encontrar soluções e desenvolver ações de convivência com a seca e a entrega desses dezoito caminhões pipa complementa o trabalho que estamos realizando desde o início do ano". Foi com essas palavras que a governadora Rosalba Ciarlini ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que no mês de abril, com os prejuízos causados pela longa estiagem no semi-árido potiguar, intensificaram as medidas estruturantes e emergenciais no interior do Rio Grande do Norte.

Nesta manhã (23), dezoito prefeitos potiguares, de um total de 149 beneficiados, receberam cada um, da governadora e do delegado do MDA, Raimundo da Costa Sobrinho, as chaves dos caminhões pipa que vão complementar o trabalho iniciado com a entrega de 163 retroescavadeiras, 149 motoniveladoras, 80 caminhões caçambas e 36 pá carregadeiras. Os equipamentos vão apoiar também o conjunto de obras realizadas pelo Governo do Estado, como a perfuração e aparelhamento de poços, construção de 17 mil cisternas, além de mais de 700 quilômetros de adutoras, construção de mais de mil barragens submersas e das barragens de Umarizeira, Santa Cruz, Poço de Vara, Pedra Branca e Oiticica que já está em andamento.

A entrega aconteceu no auditório da Escola de Governo e contou com a presença dos prefeitos de Boa Saúde, Paulo de Souza Segundo; de Ipueira, Paulo de Brito; Itajá, Lucélio Guimarães; Jaçanã, Esdras Fernandes; Janduís, Ligia de Souza; Japi, Robson Wanderley; Jardim de Angicos, Sueli Fonseca; Jardim de Piranhas, Elídio Araújo; Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas; José da Penha, Antônio Dólar; Ielmo Marinho, Bruno Patriota; Ipanguaçu, Leonardo da Silva; Grossos, José Maurício Filho e Guamaré, Hélio de Miranda.

Segundo o delegado geral do MDA, a previsão é que até o próximo mês de fevereiro, todos os 149 municípios recebam os carros pipa. "A entrega desses veículos vem de encontro a todas as nossas ações, que contam com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte. Precisamos continuar dialogando com as comunidades rurais para encontrarmos mais formas de minimizar os efeitos da estiagem".

Para o secretário de Assuntos Fundiários, Rodrigo Fernandes, é fundamental que sejam destacadas as ações realizadas pelo Governo Estadual. "O RN está inserido no Programa Nacional de Crédito Fundiário. Estamos distribuindo títulos de terra de forma eficaz e continuada e até o final do ano serão entregues aproximadamente cinco mil títulos. Além de tudo isso, mantemos uma comissão especial que, regularmente, todas as segundas-feiras, se reúne para discutir os problemas e as possíveis soluções para a seca do interior do estado".

A chefe do Executivo Potiguar afirmou que existe uma preocupação permanente no Comitê de Combate à Seca, para que as medidas cheguem a todos os municípios do estado. "Já estamos avançando, com todos esses projetos e equipamentos, e vamos continuar agindo assim. Vamos persistir, avaliar e superar as adversidades", disse Rosalba Ciarlini.

image O representante dos prefeitos favorecidos, Padre Jocimar Dantas, de Jardim do Seridó, falou sobre a situação do Seridó potiguar. "Toda a zona rural do Seridó está com sérios problemas de abastecimento, não temos água de qualidade para oferecer a população e a chegada desses caminhões pipa certamente vai resolver o problema de muitas famílias e também dos criadores de animais. Vamos ter água de qualidade".

A governadora Rosalba Ciarlini, antes de dar início à solenidade de entrega dos carros pipa, deu as boas-vindas ao grupo de artesãos reunido em um dos mini-auditórios da Escola de Governo. O grupo, junto com a secretária de Ação Social, Shirley Targino, vai discutir os novos rumos, necessidades e investimentos previstos para a atividade no Rio Grande do Norte.

Comitê de Combate à Seca

Instituído em maio de 2012, pela governadora Rosalba Ciarlini, o Comitê Integrado de Combate à Seca contempla ações em todas as regiões do Rio Grande do Norte, com entregas de cisternas, perfuração e equipagem de poços, construção de barragens entre outras iniciativas.

Além da governadora Rosalba Ciarlini, o Comitê conta com a participação direta dos secretários estaduais de Recursos Hídricos (Semarh), Leonardo Rêgo; de Trabalho e Assistência Social (Sethas), Shirley Targino; de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrário (Seara), Rodrigo Fernandes; Agricultura e Pesca (Sape), Tarcísio Bezerra; comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Eliseu Lisboa Dantas; além de representantes da Defesa Civil Estadual, Emater, Idema, Cruz Vermelha e da Federação da Agricultura e dos Trabalhadores na Agricultura do RN. 

Seguidores