sábado, 14 de setembro de 2013

Encontro em Brasília confirma investimentos na área da Criança e Adolescente para o RN

imageUm encontro em favor do bem-estar da criança e adolescentes aconteceu nesta sexta-feira (13), em Brasília. A deputada estadual Márcia Maia (PSB-RN) se reuniu à Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente e a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Goulart.

O debate foi conduzido pela secretaria nacional e teve a assessoria de oito integrantes de sua equipe. Parlamentares de Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Roraima, Maranhão, Sergipe e Ceará. Questões como o sistema socioeducativo, combate à violação de direitos de crianças e adolescentes, com abuso e exploração sexual foram discutidos.

Na oportunidade, Márcia Maia fez uma breve apresentação sobre o projeto Copa Legal, iniciativa do mandato que aguarda aprovação na Assembleia Legislativa e que pretende estimular uma parceria dos estabelecimentos ligados ao turismo no RN e a rede de proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual, em especial, durante a Copa do Mundo no estado.

"É uma iniciativa que estamos lutando para que seja implantada o quanto antes em nosso estado para que o projeto possa ganhar a capilaridade que nós esperamos e despertar ou mesmo reforçar nos parceiros do turismo a consciência social de que o combate ao turismo sexual passa por todas as esferas da atividade", explicou Márcia.

O projeto ganhou a simpatia dos demais parlamentares que demonstraram o interesse de conhecer de forma mais profunda a iniciativa para implantar em seus respectivos estados. Durante a reunião, também foi informado que um relatório sobre a crise no sistema socioeducativo, elaborado pelo Conanda após visita ao RN, será entregue a ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Além disso, a parlamentar ainda recebeu a confirmação da entrega nos próximos meses de mais 37 kits para os Conselhos Tutelares do estado – com automóvel, cinco computadores, impressora, refrigerador e bebedouro - e a instalação, através de investimento do Governo Federal, de um Conselho Tutelar-Modelo na Zona Oeste de Natal, para atender a demanda na Copa do Mundo de 2014.

Na oportunidade, Márcia aproveitou para pleitear uma segunda unidade para o estado, em local a ser definido. Os conselhos, apesar de virem para funcionar durante o mundial de futebol, permaneceram nas cidades após o evento.

“A avaliação da nossa participação neste debate é extremamente positiva. A discussão do tema em meio a tantas pessoas preocupadas com a criança e o adolescente, além de inspiradora, é fundamental para que novas iniciativas cheguem para proteger o futuro da sociedade”, avaliou Márcia, presidente da Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente.

Seguidores