terça-feira, 24 de setembro de 2013

IFRN comemora 104 anos com I Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências da Educação

IFRN comemora 104 anos com I Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências da EducaçãoAlunos alfabetizados por Paulo Freire

Começou hoje(23)  o 1º Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências da Educação. O evento, que tem como tema a obra do educador Paulo Freire, faz parte das comemorações dos 104 anos de fundação da Casa de Aprendizes Artífices, instituição que deu origem ao IFRN.. A primeira palestra foi do professor  Licínio Lima, da Universidade do Minho, de Portugal, especialista na obra freiriana. Além da palestra principal, mesas-redondas e painéis sobre aconteceram ao longo do dia., no Câmpus Natal-Central. 

O evento também comemora os 50 anos da experiência de Paulo Freire em Angicos- RN, quando o educador alfabetizou jovens e adultos em apenas 40 horas. Nove desses alunos participaram de uma das atividades desta tarde. Emocionados, eles falaram à plateia sobre a importância de terem aprendido a ler.  A experiência deles foi contada através do vídeo-documentário "Quarenta horas na memória" , do jornalista Passos Júnior, que resgatou a história da experiência de Paulo Freire, em 1963.

Além dos alunos egressos do programa de alfabetização do educador pernambucano, a mesa de diálogos, contou com a presença da coordenadora da mesa, doutora em Educação, a professora do IFRN Andrezza Tavares. 

Na programação vespertina a cultura popular nordestina teve destaque, com a apresentação do cordelista Hailton Mangabeira, da Academia Norte-Rio-Grandense de Cordel, que  apresentou um texto de sua autoria sobre a  experiência da aplicação do método de alfabetização de Paulo Freire.

Já a mesa de diálogos "Experiência de Paulo Freire em Angicos", foi conduzida pela professora Maria do Socorro da Silva, professora do IFRN, com a participação das professoras Mariza Narcizo Sampaio e Janete de Lima Castro, ambas da UFRN;

O evento prossegue até amanhã (23), a partir das 8h30, com apresentações culturais, palestras, mesas-redondas e painéis. (veja a programação).

Mais informações na página do evento ou pelos telefones 4005 0791 / 0750.

Seguidores