segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Outubro Rosa: RN participa de ações de prevenção ao câncer de mama

Uma estimativa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta o surgimento de 580 novos casos de câncer de mama por ano no Rio Grande do Norte. Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irá realizar diversas ações educativas e de prevenção dentro do Movimento Mundial do Outubro Rosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e da Liga Norte-rio-grandense contra o câncer.

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) irão participar da campanha utilizando braçadeiras na cor rosa durante todos os plantões. “Estamos engajados na campanha e acredito que teremos uma grande visibilidade, incentivando um olhar positivo e interessado da população sobre o tema”, explicou Cecília Picinin, coordenadora geral do Samu.

Algumas unidades de saúde irão realizar programações especiais durante todo o mês de outubro; prédios históricos da capital - como a Maternidade Escola Januário Cicco - serão iluminados na cor rosa e no próximo dia 27 acontecerá a caminhada de encerramento da campanha, saindo do Corpo de Bombeiros em direção ao Parque das Dunas. Equipes da Sesap, SMS-Natal e Grupo da Liga Feminina de Combate ao Câncer irão realizar atividades lúdicas, apresentações de dança e distribuição de material educativo.

No Rio Grande do Norte, um total de 160 mulheres morrem por ano vítimas do câncer de mama. A Coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da Sesap (DANT), Severina Oliveira, explicou que a mamografia é uma das principais formas de prevenção da doença. “Existe ainda um tabu entre as mulheres de que o exame é dolorido e muitas também têm medo de descobrir a doença. Mas é de extrema importância que aquelas mulheres com histórico familiar de câncer de mama procurem o serviço de saúde a partir dos 35 anos”.

No ano passado foram realizadas em todo o Estado cerca de 50 mil mamografias.

Seguidores