terça-feira, 26 de novembro de 2013

Alunos criam aplicativo e site que auxiliam o acompanhamento de notas escolares

Alunos criam aplicativo e site que auxiliam o acompanhamento de notas escolaresHá quase um ano, o jovem Caio Vidal, aluno do curso Técnico em Informática no IFRN Currais Novos, lançou o IFCalc, um aplicativo para calcular notas com médias ponderadas, sistema de cálculo usado para quantificar o desempenho dos alunos durante o ano.

A calculadora era apenas um aplicativo com funções básicas, mas o início de um trabalho que continuaria a ser desenvolvido sob a orientação do Professor Eberton da Silva Marinho. A partir dela, foi desenvolvido um aplicativo para celulares na plataforma Android e agora está sendo desenvolvida também uma versão iOS. Além das funções iniciais, o aplicativo passou a oferecer também recursos para anotações, agenda e lembretes. 

No dia 20 deste mês, um grupo formado por Caio, Igor Paulinelly e Éldio Cortez lançou uma página na internet com uma versão do IFCalc, que funciona em sincronia com os aplicativos para celulares, através do sistema de armazenamento de dados em nuvens. 

O site é uma ferramenta que permite aos alunos que se cadastrarem montarem turmas, criarem e compartilharem documentos e informações sobre seus cursos, períodos e campi. O IFCalc tem sido usado por alunos de diversos institutos, universidades e escolas em todo o país. 

Em dois dias no ar, o site já tem mais de 2,2 mil visitas; 11,6 mil visualizações de página; 5,3 mil downloads do aplicativo no Google Play; 1,4 mil instalações ativas no aplicativo Android e 600 usuários cadastrados, além das mais de 1500 disciplinas inseridas na página. 

Para o Professor Eberton da Silva Marinho, orientador do grupo, “trabalhar com os alunos tem sido gratificante, pois eles são proativos e muito criativos e é possível ver o sucesso que terão no futuro.” 

Caio Vidal, idealizador do projeto, ressaltou que mesmo sendo este um projeto sem lucros financeiros, “existe um sentimento de felicidade por saber que as pessoas realmente usam e gostam do software, e que é útil pra elas, além de que todos os estados do Brasil estão utilizando o que eu criei”.Fonte: IFRN

Seguidores