terça-feira, 26 de novembro de 2013

Jardim do Seridó está habilitado para receber cubanos do Programa Mais Médicos

image O município de Jardim do Seridó habilitou-se nesta segunda-feira (25), para receber dois profissionais vindos de Cuba - país insular do Caribe -, através do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Eles irão atuar na rede básica de saúde. “A vinda desses médicos irá fortalecer a Estratégia Saúde da Família (ESF) e reforçar o atendimento à população”, declarou a secretária municipal de Saúde, Drª Talita Moura.

Porém, nesta segunda etapa do 2º Ciclo do Programa de Cooperação Internacional foi confirmado que Jardim do Seridó foi contemplado com apenas um médico cubano e o outro ficará no saldo de vagas do Ministério da Saúde. O médico receberá uma bolsa-formação, paga pelo Governo Federal, no valor de R$ 10 mil reais por mês e o município ficará responsável pela moradia e alimentação desse médico.

O Prefeito Padre Jocimar Dantas (PMDB) e a secretária de Saúde, Drª Talita Moura já foram comunicados oficialmente da chegada deste médico e estarão viajando a Natal no próximo dia 9 de dezembro, para recepcioná-lo e trazê-lo para Jardim do Seridó. “Na ocasião acontecerá um evento com o objetivo de apresentar aos médicos cubanos as regiões de Saúde e redes de assistência no RN, além da realidade do SUS no Estado”, informou Padre Jocimar.

Com a chegada deste médico cubano que ficará 100% a disposição do município e por isso, não poderá ter qualquer tipo de vínculo com outros trabalhos no Brasil, agora já serão três profissionais residindo em Jardim do Seridó. “Este médico se juntará a Dr. Iron Lucas (ESF I) e a Drª Elvira Duarte (ESF II), fato este inédito na saúde local”, afirmou Drª Talita Moura. Os demais mais médicos que atendem nos ESF’s ainda não fixaram residências.

Seguidores