quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mercosul: Cursos de medicina e odontologia podem obter selo de qualidade

Instituições de educação superior brasileiras podem participar do processo de obtenção de selo de qualidade (acreditação) de cursos de medicina e odontologia no âmbito do Mercosul e países associados. O período de inscrição vai 2 de dezembro próximo a 3 de janeiro de 2014.

Pode reivindicar o selo a instituição de educação superior que desenvolva atividades de ensino, pesquisa e extensão, tenha pelo menos dez anos de funcionamento e participe das aferições do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A instituição deve manifestar o interesse ao firmar termo de compromisso para participação voluntária no Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários (Arcu-Sul) e encaminhá-lo por mensagem eletrônica aos endereços conaes.mercosul@mec.gov.br e arcusul@inep.gov.br.

O sistema Arcu-Sul avalia de forma permanente a qualidade da graduação nos países integrantes do Mercosul e associados. Além disso, garante a qualidade dos cursos que tenham o selo de qualidade, facilita a movimentação de estudantes e professores entre as instituições reconhecidas e apoia o intercâmbio científico e cultural entre as comunidades acadêmicas dos países. Também cabe ao sistema elaborar critérios comuns de qualidade no âmbito do Mercosul e apoiar o desenvolvimento da cultura da avaliação como propulsora da qualidade da educação superior na região.

O Edital nº 10/2013, de convite aos cursos de medicina e odontologia , aberto pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 27, seção 3, página 86.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Seguidores