terça-feira, 19 de novembro de 2013

Oito municípios do RN são contemplados com o Projeto Cidades Digitais

image A deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) participou nesta terça-feira, 19/11, no Ministério das Comunicações, em Brasília, do ato de assinatura dos acordos de cooperação entre a pasta e os municípios selecionados para o Projeto Cidades Digitais 2013.

O Estado do Rio Grande do Norte foi contemplado com oito municípios: Ipanguaçu; Baia Formosa; Jaçanã; Frutuoso Gomes; Lajes; Santana do Matos; Portalegre e Riachuelo.

De acordo com Fátima, este projeto facilitará a comunicação dos órgãos públicos com a população, gerando mais transparência e credibilidade.

O projeto Cidades Digitais  foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, do qual assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013.

Fique por dentro; O projeto também destinará pontos de acesso à internet de uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como rodoviárias e praças. Além disso, a população terá acesso aos serviços de governo eletrônico.

Assú terá campus da Ufersa; A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) comemorou na segunda-feira, 18/11, o anúncio da construção do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) na cidade de Assú.  A criação do campus foi aprovada ontem, na 24ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), presidido pelo reitor José de Arimatea de Matos.

O campus da universidade, no município, será especializado em ciência da saúde e terá 60 vagas para o curso de medicina, conforme aprovado pelo Ministério da Educação através do Plano de Expansão do Ensino Médico – o Programa Mais Médicos, anunciado em setembro pela pasta.

“O Campus da Ufersa em Assú é um divisor de águas. É a maior conquista do campo educacional da história do vale do Assú. Estou muito feliz por ter participado dessa luta, por ter dado a minha contribuição. Quero saudar o professor Arimatea Matos, o prefeito Ivan Júnior, o MEC, e, principalmente, o povo da região do Vale do Assú pelo empenho e dedicação. O curso de medicina na UFERSA é mais uma demonstração do compromisso do governo da presidenta Dilma, do PT e aliados, na ampliação das oportunidades educacionais no campo do ensino superior para a nossa juventude”, disse Fátima Bezerra.

O prefeito da cidade, Ivan Júnior, afirmou que o trabalho de articulação da deputada Fátima junto ao governo foi fundamental e, a partir de agora, Assú terá uma grande mudança social, econômica e educacional.

José Arimatea disse que, Fátima  sempre esteve presente em todas as ações que a universidade tem buscado junto ao MEC e, sua presença sempre foi importante nas reivindicações e no apoio das universidades do RN junto ao órgão. “O vale do Açu reconhecerá sua luta por essa conquista”, resumiu.

Fique por dentro; As obras de construção da nova unidade começam em 2014  e será dotada de biotérios, salas de aula, sala para professores, laboratórios, auditórios, acervo bibliotecário e recursos humanos com 60 docentes e 30 técnicos-administrativos. De acordo com o cronograma do projeto, a primeira turma de graduandos deverá ingressar em 2016 com 30 alunos.  O valor total da obra é de R$ 28 milhões.

Seguidores