segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

IBGE lança pesquisa com ampliação de coleta de dados para todo o Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar, na sexta-feira (17), os primeiros resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que contará com dados trimestrais inéditos do Brasil e de grandes regiões do país. Ela substituirá duas pesquisas: A PME (Pesquisa Mensal de Emprego) e a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). A coleta de dados em cada trimestre será feita em 211.344 domicílios de cerca de 3.500 municípios referentes a aproximadamente 16 mil setores censitários.
Nesta primeira divulgação, os dados são relativos a 2012 e ao primeiro e segundo trimestres de 2013. Os demais resultados serão divulgados até o fim deste ano. Alguns dos indicadores serão apresentados desagregados por sexo, grupos de idade e nível de instrução.
De acordo com o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, haverá um ganho na avaliação das informações coletadas. Até agora, a PME divulga mensalmente os dados sobre trabalho e rendimento das seis regiões metropolitanas [Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre] e passará a abranger todo o território nacional.

Embora os dados passem a ter divulgação trimestral, o coordenador destacou que a ampliação da coleta de informações representará um ganho substantivo. “Se passa de uma pesquisa restrita às seis regiões metropolitanas para um cenário de mercado de trabalho para o Brasil completo. Neste primeiro momento serão disponibilizados Brasil e grandes regiões, mas, no fim de 2014, nós teremos informações para o Brasil, grandes regiões, regiões metropolitanas, unidades da Federação e municípios das capitais”, explicou.
Apesar da Pnad Contínua ter divulgação trimestral, o IBGE está desenvolvendo estudos para disponibilizar ainda alguns indicadores para Brasil em um recorte mensal. Segundo o coordenador, a ideia é divulgar algumas informações do tipo taxa de desocupação, rendimento e Carteira de Trabalho. “Esses indicadores ainda estão em estudo para ver qual a adequabilidade deles, a precisão e a pertinência para serem divulgados em curto prazo, dado que a pesquisa não foi criada para esse fim”, destacou, informando ainda que não há previsão de quando isso poderá ocorrer. 
Já a Pnad, que tem anúncio anual das informações de todo o país, passará a ter divulgação com periodicidade mais curta e vai permitir uma análise conjuntural. Azeredo acrescentou que atualmente a Pnad tem uma demanda grande por suplementos de temáticas como saúde, educação, tecnologia da informação e programas sociais, que não conseguiam ser atendidos com a periodicidade anual. “Com essa possibilidade de ter uma pesquisa nacional trimestral, nós vamos ter condições de atender essas demandas em menor tempo. Se demorava anos para ter informações sobre programas sociais e segurança alimentar, isso vai ser reduzido com a Pnad Contínua”, explicou.
A Pnad Contínua começou a ser elaborada em 2006 e é a primeira pesquisa a compor o Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (Sipd), que inclui também a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), cuja coleta das informações começou em agosto do ano passado. O Sipd vai contar ainda com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a terceira pesquisa a ser implantada com a coleta de dados para este ano.
Azeredo informou que a PME continuará sendo elaborada até dezembro deste ano, mas a Pnad de 2014 está sob avaliação. O coordenador disse que ainda não há uma decisão porque o IBGE avalia a dificuldade em fazer outras pesquisas ao mesmo tempo que precisam ser feitas para compor a Pnad Contínua no ano que vem. Fonte: Agência Brasil

Seguidores