terça-feira, 25 de março de 2014

Edital para dragagem do Porto de Maceió será lançado em julho

O ministro da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Silveira, fez uma visita técnica ao Porto de Maceió (AL) nesta segunda-feira, 24 de março. Na oportunidade, ele anunciou que o edital de licitação das obras de dragagem de aprofundamento do canal do porto será lançado em julho, com assinatura do contrato em agosto.

Atualmente, a profundidade do canal está em torno de 10 metros. De acordo com Silveira, que foi a Maceió a convite da Administração do Porto, a meta é de que o aprofundamento alcance, pelo menos, 12,5 metros, já no final do ano. “A dragagem permitirá que o porto receba navios de maior calado, além de aumentar a movimentação tanto de granéis agrícolas quanto das plataformas de apoio”, disse o ministro.

A estimativa da SEP é de que as obras impliquem em um aumento de 20% a 30% da capacidade de embarque dos navios que atracam no porto- mais de 90% das exportações por Maceió são de açúcar. “Um aumento de calado de 20% nos dá um aumento de carga também de 20% a 30%”, avaliou Silveira.

 

Além das obras de dragagem, que abrem oportunidade de investimentos  portuários, o ministro disse que a SEP iniciou estudos para viabilizar a implantação de um terminal turístico no Estado. 

Ele esclareceu que não há um direcionamento da localização, do tamanho do empreendimento e dos recursos necessários, mas adiantou que a SEP está empenhada em desenvolver o projeto.  “Já iniciamos essa pesquisa porque é algo importante para uma capital do Nordeste que já tem um grande movimento turístico marítimo”, enfatizou.

Uma das alternativas para implantação do terminal seriam os arrendamentos de áreas no Porto de Maceió. Antonio Henrique Silveira afirmou que a partir da licitação do terceiro lote do programa de arrendamentos, no qual aquele porto está inserido, seria possível construir o terminal.

Segundo o ministro, o terceiro lote deve entrar em consulta pública em cerca de um mês e quinze dias. Com a licitação de áreas dentro do porto, o terminal poderia ser explorado pela iniciativa privada.

“Qualquer terminal turístico, hoje, pode construído pelo poder público, mas operado pelo setor privado, como é o caso dos terminais de Salvador, Fortaleza, Natal e Recife”.

Sobre oportunidades de negócios portuários no Estado, lembrou que está previsto investimento de R$ 1 milhão em equipamentos de segurança para o Porto de Maceió. “Acreditamos que o porto continuará rendendo muito bem”.

Seguidores