segunda-feira, 31 de março de 2014

Terceira edição do Parlamento Jovem tem última sessão marcada por emoção

imageA manhã foi de despedida na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A terceira edição do projeto Parlamento Jovem, iniciativa da deputada estadual Márcia Maia, foi encerrada na manhã desta segunda-feira (31), no plenário do Legislativo potiguar.
Os jovens deputados desenvolveram durante o período de um ano, atividades no legislativo com apresentação de projetos de lei, requerimentos, além de protagonizarem debates que abordaram temas como Educação, Saúde, Cultura e outros. Todas as atividades realizadas contaram com a assistência técnica da Procuradoria Geral e Secretaria Legislativa da Assembleia.
Esta edição, ampliada em relação ao primeiro ano, contou com a participação de 12 escolas públicas e particulares das cidades de Natal, Ceará-Mirim, Campo Redondo, Santa Cruz e Baía Formosa. O número de escolas beneficiadas nesta edição é o dobro da primeira, quando apenas seis instituições de ensino receberam o projeto. Ao todo, 71 estudantes disputaram uma das 24 vagas voto a voto.
Representante da cidade de Baía Formosa, o estudante Gustavo Potiguar, da Escola Estadual Paulo Freire, se emocionou com a participação na última sessão da atual edição do projeto. Para ele, o tempo em que esteve em plenário e com os colegas de parlamento serviu para reforçar suas convicções sobre a política e o sonho de disputar, um dia, uma cadeira eletiva.

“Uma oportunidade incrível de conhecer os trabalhos legislativos. Aprendi uma lição importante sobre os lados da política e que o parlamentar precisar estar, na verdade, do lado do povo. A deputada Márcia é um exemplo disso, sem ela, nós, jovens, não estaríamos aqui. A defesa dos direitos dos idosos, crianças e mulheres devem servir de exemplo. Quem sabe um dia não estarei aqui para colocar tudo que aprendi em prática?”
Primeira mulher eleita na história do Parlamento Jovem, Talita Emiliano, da Escola Estadual Nestor Lima, em Natal, comemorou a participação no projeto. A jovem garante ter vivido momentos de emoção em plenário e reforçou a importância do projeto para sua formação.
“Fico muito feliz por tudo que foi aprendido aqui. Aqui, vimos a política de perto, não aquela dos jornais. Aprendi que é possível fazer a política boa, aquela que ajuda as pessoas. Conhecer o Legislativo, mesmo não sendo parlamentar, mostra que nós, estudantes e as pessoas e geral podem contribuir. Eu também espero continuar contribuindo”, concluiu.
No próximo dia 24 de abril, uma sessão solene marcará o encerramento oficial da edição, em que os jovens receberão um certificado de participação no projeto. Para Márcia Maia, autora e presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, a mobilização desde o início do projeto nas escolas até a última sessão, os jovens demonstraram empenho. “Aqui, vejo jovens com um amadurecimento político desperto e poder de multiplicação de uma consciência cidadã”, avaliou.
Nova edição

A quarta edição do projeto já tem data para começar. No próximo dia 21 de junho, jovens de de Natal, Tangará, São Paulo do Potengi, Bento Fernandes e Monte Alegre se reunirão para eleger seus representantes nas escolas de suas cidades. Assim como em anos anteriores, novas instituições de ensino serão beneficiadas com o projeto que leva cidadania e política para a vivência estudantil. A primeira sessão está prevista para ocorrer no dia 02 de agosto, no plenário da Assembleia Legislativa.
As sessões acontecem no Plenário Clóvis Motta, local onde os deputados estaduais realizam suas atividades. O projeto oferece a oportunidade aos jovens de conhecerem o funcionamento da Casa, procedimento para proposição de projetos e demais atividades desempenhadas pelos deputados estaduais. A bancada jovem desenvolve as atividades com assistência técnica da procuradoria geral e Secretaria Legislativa. As sessões são transmitidas pela TV Assembleia.







Seguidores