sexta-feira, 25 de abril de 2014

Codern e Fiern apresentam estudo sobre cabotagem

A Companhia Docas do RN (Codern) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) apresentam nesta sexta-feira (25) os resultados das pesquisas realizadas com empresários potiguares sobre a navegação de cabotagem. A apresentação acontece no auditório da Fiern, a partir das 14h, e será feita pelo consultor da Agência Porto, Fabrizio Pierdomenico.

Estarão presentes no evento todo o quadro técnico da Codern, formado pelo diretor presidente, Pedro Terceiro de Melo; o diretor técnico-comercial, Hanna Safieh e o gerente de Marketing, Ricardo Amaury, bem como representantes da Federação das Indústrias e empresários de diversos segmentos do comércio local.

O consultor da Agência Porto apresentará a matriz origem-destino, construída durante as entrevistas com empresários do Estado,  em que foi relacionado o fluxo de cargas do Nordeste com as outras regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de março.

“Nós acreditamos que, a partir de agora, conseguiremos viabilizar a cabotagem no Rio Grande do Norte. Isso será bom para o Estado, bom para a economia e bom para todos”, declarou o presidente da Codern, Pedro Terceiro.

Na primeira etapa do estudo de cabotagem, que é a navegação entre portos marítimos dentro do mesmo país, foi realizado um diagnóstico sobre os serviços de cabotagem oferecidos no Brasil, principalmente na região Nordeste. As principais atividades características desse tipo navegação foram descritas, relacionando o potencial delas com as operações realizadas por meio de outros modais de transporte.

Na terceira etapa,  a partir da análise dos resultados das etapas um e dois, deverão ser elaboradas uma matriz de decisão e a elaboração de uma política de cabotagem para o Porto de Natal, com detalhamento de planos de ações para a Companhia Docas.

Seguidores