terça-feira, 29 de abril de 2014

Gesane Marinho emite parecer favorável à PEC da Defensoria Pública

image A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 007/2013, que confere autonomia à Defensoria Pública do RN para elaborar as próprias leis, recebeu parecer favorável da deputada estadual Gesane Marinho (PSD) nesta terça-feira (29). Relatora na comissão especial que analisou a matéria, a parlamentar reconheceu a importância da proposta.

“É uma importante vitória para a Defensoria Pública do RN, que foi conquistando a passos largos sua autonomia institucional. Primeiro com a autonomia orçamentária, quando aprovamos em 2011 emenda à LDO que permitiu aos defensores elaborarem seu próprio orçamento. E agora de maneira administrativa com a PEC”, disse Gesane.

Conforme a deputada, a Defensoria Pública agora fará parte do rol dos legitimados a propor leis complementares e ordinárias, sem necessariamente passar pelo Poder Executivo. Terá, portanto, a prerrogativa de elaborar projetos de lei relativos à pessoal, estrutura e funcionamento da instituição.

“Os defensores irão se igualar ao Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Procuradoria Geral de Justiça”, acrescentou.

A aprovação da comissão especial à PEC 007/2013, de autoria do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), será publicada no Boletim Oficial da Assembleia Legislativa e no Diário Oficial do Estado. Depois de publicada, será encaminhada à Presidência da Casa para que então possa ser colocada em votação.

Seguidores