quarta-feira, 23 de abril de 2014

Natal se prepara para receber a TEIA

Natal prepara Teia Nacional da Diversidade que acontece entre os dias 19 a 24 de maio em Natal/RN e receberá mais de 3 mil pessoas 

Em todo o Brasil hoje, existem mais de dois mil pontos de cultura que realizam ações de impacto sócio cultural nas comunidades. São movimentos indígenas, grupos de artes cênicas, artesanato, cinema e tantas expressões. No Rio Grande do Norte são 50 pontos dialogando com diversas linguagens artísticas e culturais como cinema, teatro, literatura, educação, entre tantos pontos fundamentais para a existência humana. É nesse tecido de experiências e vidas que a Teia da Diversidade acontece entre os dias 19 e 24 de maio. A programação está em fase de montagem e as equipes de produção, comunicação e apoio estão a todo vapor para que tudo aconteça da melhor maneira. No IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte foi montado uma Central onde 53 bolsistas estão organizados entre a produção e comunicação do evento. Para Rodolfo Holanda, estudante do curso de Produção Cultural e bolsista da Teia, a preparação é um grande aprendizado. “Estamos experimentando na prática o que é produzir um evento de grande porte. Levaremos para a vida inteira este ensinamento, inesquecível”, contou.
Além da parte prática da produção divididos em transporte, logística, credenciamento, alimentação, programação e comunicação, os estudantes também atuaram na Chamada Pública e tiveram capacitação de representantes do Ministério da Cultura. “Primeiramente passamos por um treinamento intensivo com o MinC, aprendendo a cadastrar no Salicweb e fizemos todo o trabalho de recepção do material dos artistas e dos editais abertos. O que estamos vivenciando é único em nossa história”, afirma o estudante Edo Sadistic.
De acordo com Lethícia Assis, coordenadora de articulação e representante do MinC, o treinamento de duas semanas que aconteceu em com os estudantes foi fundamental para o perfeito funcionamento dos editais da Teia. “Eles foram treinados para cadastrar os grupos e esse trabalho é contínuo para outros eventos. Com esse conhecimento técnico, os estudantes podem ser multiplicadores e atuarem em outros projetos”, disse. A estudante do 5º período de produção cultural Anney Dantas afirma ser um ensinamento construtivo. “Com a vivência podemos compreender melhor o funcionamento de uma seleção de projetos, praticando todas as etapas de cadastramento de projetos. Dessa maneira, aprendemos na prática além da técnica, a ética”.
Todos os bolsistas do IFRN estão ligados à Funcern (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN) que acompanha a Teia desde o encontro estadual que aconteceu em 2010. Na visão de Emerson Cortez, coordenador de projetos da Fundação a Teia Nacional vem como um marco na história. “Estamos de corpo e alma no evento desde 2010 e agora entramos com parte da execução oferecendo todo o apoio tanto de pessoal como logística. Sabemos da importância da Teia para o País e para o desenvolvimento da cultura”, disse o coordenador.

Além dos órgãos institucionais como IFRN e UFRN, a Teia conta com a comissão estadual dos Pontos de Cultura que é fundamental para o diálogo entre os artistas, governo e comunidade. Teotônio Roque, Representante Nacional dos Pontos de Cultura observa a Teia como uma das experiências mais importantes de abertura de diálogo. “Acompanho a Teia desde muitos anos e nos 10 anos da Cultura Viva, podemos ter um panorama da diversidade que é o Brasil e suas expressões. O evento acontecendo aqui em Natal será de extrema importância principalmente para a troca de vivência entre os Pontos de Cultura, onde serão expostos tanto os pontos mais sensíveis até os mais belos. São nessas trocas que crescemos e nos alimentamos tanto culturalmente quando estruturalmente”, explica.
A cidade escolhida para receber o evento tem hoje 1,3 milhão de habitantes e é conhecida mundialmente pelo seu extenso litoral. Mas não é só de beleza que vive a cidade, sua cultura é intensa. Boi de Reis, Congos, Dança, Artes Cênicas, Cinema, Música e diferentes expressões se encontram e nos 50 pontos de cultura distribuídos por todo o Rio Grande do Norte.

Saiba mais sobre os Pontos de Cultura:

Pontos de Cultura são projetos financiados e apoiados institucionalmente pelo Ministério da Cultura do Brasil (MinC) e implementados por entidades governamentais ou não-governamentais, que visam a realização de ações de impacto sócio-cultural nas comunidades. O Ponto de Cultura é a ação prioritária e o elemento de articulação entre as demais atividades do Programa Cultura Viva do MinC.
Em abril de 2010, havia 2,5 mil Pontos de Cultura instalados em 1.122 cidades brasileiras, atuando em redes sociais, estéticas e políticas. Um aspecto comum a todos é a diversidade cultural e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.
Quando, firmado o convênio com o MinC, cada Ponto de Cultura recebe a quantia de R$185 mil, em cinco parcelas semestrais, para investir conforme o projeto apresentado. Parte do incentivo recebido na primeira parcela (no valor mínimo de R$ 20 mil, para aquisição de equipamento multimídia (usando software livre oferecido pela coordenação), composto por microcomputador, mini-estúdio de gravação de CDs, câmera digital, ilha de edição e o que mais for importante para o Ponto de Cultura.

Entenda melhor a TEIA
De 19 a 23 de maio de 2014
Natal - RN

A Teia Nacional da Diversidade 2014 visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, Instituições de Ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.

Com esta proposta, a Teia inaugurará um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários dos grupos, coletivos, comunidades e Pontos de Cultura, enquanto representantes dos segmentos socioculturais da nossa diversidade. As atividades da Teia 2014 incluem ainda as pré-Teias, encontros regionais e/ou estaduais para preparação e envolvimento da sociedade civil participante.

A Teia está em sintonia com as estratégias e diretrizes gerais do Plano Nacional de Cultura no que diz respeito ao fortalecimento de ações que visem o planejamento e a execução das políticas culturais; ao incentivo, proteção e valorização da diversidade artística e cultural do Brasil; a ampliação do acesso dos brasileiros à formação, fruição e produção cultural; a inserção da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável e na consolidação dos sistemas de participação social na gestão das políticas públicas.
O encontro pretende ampliar sua comunicação com os diversos fazedores da cultura Brasileira, incorporando ao Programa Cultura Viva também o Brasil Plural, construindo assim uma sinergia maior entre todos os segmentos com os quais o Ministério tem dialogado ao longo do últimos anos. A TEIA da Diversidade parte dos objetivos da Convenção Sobre a Proteção da Diversidade das Expressões Culturais e segue com eles como balizadores de uma política de integração e cooperação que pretende construir novos caminhos de diálogo.
Na visão de Pedro Vasconcellos, Diretor da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, o Rio Grande do Norte é um Estado muito digno para receber o evento. “Por toda a sua riqueza cultural, por toda sua produção cultural e por todos os criadores, batalhadores e militantes da cultura que a gente sabe que tem aqui”, disse Pedro lembrando que o mestre Tião Moleiro faz 100 anos em maio e será um dos homenageados no Rio Grande do Norte. De acordo com o diretor, a Teia é fundamental para dar visibilidade aos grupos que historicamente não tem visibilidade na mídia e nem reconhecimento público. “A teia vem carregada de um simbolismo muito forte. Então teremos esse momento de homenagear esses mestres, de fazer reverência a esses mestres, ao reconhecimento dos conhecimentos tradicionais que eles tem passado de geração a geração, para que a gente possa fazer esse encontro dos novos com os velhos, da cultura digital com a cultura tradicional, de todo o Brasil com a cultura Potiguar. Essa vai ser uma grande Teia e estamos muito felizes de promover esse encontro aqui”, ressaltou Pedro.

Além dos Pontos e Pontões de Cultura, o MinC vai ampliar e intensificar as suas ações com o Programa: Pontos de Memória; Pontos de Leitura, CEUs, Incubadora Brasil, Cineclubes e NPDs, Mais Cultura nas Escolas e Universidades. ATeia Nacional é realizada com recursos próprios do Governo Federal, já as Teias estaduais são realizadas com recursos dos Estados, com o apoio do Ministério da Cultura.

Serviço
Teia da Diversidade Cultural 2014 – Natal/ RN
Campus IFRN Cidade Alta e Campus UFRN
Data: 19 a 24 de maio

Assessoria de Imprensa:

Seguidores