quarta-feira, 23 de abril de 2014

Orquestra Sinfônica do RN realiza concerto com o maestro Ricardo Averbach

image No II concerto oficial da temporada 2014, a OSRN se apresenta no TAM sob o comando do maestro Ricardo Averbach, da Orquestra Sinfônica da Universidade de Miami. O concerto terá algumas peças de ópera, com participação do solista Adriano Pinheiro. 

O maestro brasileiro Ricardo Averbach, que se divide entre Brasil e Estados Unidos, e o tenor Adriano Pinheiro, residente em Recife-PE, são convidados especiais para o segundo concerto oficial de 2014 da Orquestra Sinfônica do RN, que será realizado nesta quinta-feira, 24, a partir das 20h, no Teatro Alberto Maranhão. A entrada é franca. 

A OSRN, que é liderada pelo maestro Linus Lerner, inicia o concerto com a peça L’Italiana in Algeri, de  Gioacchino Rossini, seguida de Una Furtiva Lacrima Elisir D’amore, de Gaetano Donizzet. Ainda no primeiro momento, o repertório segue com o Intermezzo Cavalaria Rusticana, de Pietro Mascagni, encerrando com Torna Surriento, de Ernesto de Curtis.

A segunda parte do concerto traz nomes mais conhecidos do público em geral, iniciando com a Abertura Nabucco, de Giusepp Verdi e Porquoi me reveiller Werther, de Jules Massenet. O ponto alto será a Suíte número 1 da ópera Carmen, de Georges Bizet, encerrando com Nessun Dorma Turandot, de Giochino Puccini.

O maestro Ricardo Averbach está no comando da Orquestra Sinfônica de Miami University desde 2002, e também é diretor musical da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Sua discografia inclui várias gravações, como as principais obras de Heitor Villa-Lobos. Ele já vendeu mais de meio milhão de cópias em todo o mundo e seus shows foram transmitidos na rádio e na televisão em mais de 50 países.

O tenor Adriano Pinheiro estudou sob a orientação do professor Neil Rosenshein, tendo concluído em 2012 o Professional Studies in Voice na Manhattan Schoolof Music, em New York, onde também trabalhou como professor de canto no programa MSM Sunday. Apresentou-se em Roma e Napoli como solista do grupo Brasilessentia. Em Paris, apresentou-se no Petit Palais como solista do Ensemble Vox Brasiliensis. Atuou como solista nas obras “Magnificat” (Monteverdi), “O Messias” (Handel), “A Criação” (Haydn), “Requiem” (Mozart), “Madalena” (Villa-Lobos), “A Flauta Mágica” (Mozart), “La Traviata" (Verdi), “Le Domino Noir” (Daniel Auber), entre outras. Atualmente é professor de canto da Universidade Federal de Pernambuco.

Serviço: II Concerto Oficial OSRN. Dia 24, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão. Maestro convidado: Ricardo Averbach (BRA/USA). Solista: Adriano Pinheiro (BRA). Entrada franca. 

Seguidores