quarta-feira, 30 de abril de 2014

TRT-RN: Emoção marca despedida da desembargadora Maria de Lourdes Alves Leite

image A sessão que marcou a despedida da desembargadora Maria de Lourdes Alves Leite do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) foi marcada pela emoção.

Magistrados, servidores, familiares, nomes da advocacia e representantes do Ministério Público prestigiaram a solenidade, que foi presidida pelo desembargador José Rêgo Júnior.

Após saudar nominalmente vários presentes, com destaque para seus colegas de infância na cidade de Macaíba, Maria de Lourdes rememorou sua posse como desembargadora do TRT-RN.

“Em 15 de janeiro de 1999, quando ascendi a este tribunal, disse: ‘Graças a deus, cheguei’. Hoje, 15 anos após, digo: ‘Graças a Deus, cumpri minha missão. Com saudades, adeus”, discursou a desembargadora, emocionada.

O desembargador José Barbosa Filho reconheceu, em sua homenagem, que a colega Maria de Lourdes “fez e faz a sua parte, defendendo o trabalhador e a empresa que gera empregos”.

Valendo-se de uma parábola egípcia, Barbosa disse que, “se Vossa Excelência foi feliz? Só a senhora pode responder. Se Vossa Excelência fez alguém feliz, sim. A senhora nos fez feliz”.

O juiz Hamilton Vieira Sobrinho relembrou das lições da professora Maria de Lourdes, que ensinou na Faculdade de Direito da UFRN e a atuação da desembargadora como presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho e do tribunal.

Já o advogado Armando Holanda, que representou a Ordem dos Advogados do Brasil, emocionou a homenageada com reminiscências dos tempos em que os dois foram crianças em Macaíba.

O procurador do trabalho Francisco Marcelo Almeida Andrade também saudou a desembargadora, que se aposenta no próximo dia 3 de maio.

Maria de Lourdes Alves Leite formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1971 e, dez anos depois, assumiu o cargo de Juíza do Trabalho Substituta.

Antes de se tornar magistrada do Trabalho, a desembargadora Maria de Lourdes foi assessora jurídica, Adjunta de Promotor, Procuradora do Estado e advogada militante, entre 1970/1981.

Ela também atuou como professora de Direito Processual Trabalhista e Direito Processual Civil no Departamento de Direito Público da UFRN, onde se aposentou desde 1998.

Na Justiça do Trabalho, Maria de Lourdes exerceu a presidência das Juntas de Conciliação e Julgamento de Macau, Mossoró, Goianinha, da 1ª e da 2ª JCJ de Natal.

Promovida, por antiguidade, a juíza do TRT da 21ª Região em janeiro de 1999, Maria de Lourdes Alves Leite presidiu o Tribunal do Trabalho no biênio 2004/2006. Atualmente, ela integra a 1ª Turma de Julgamento do TRT-RN.

Seguidores