quinta-feira, 22 de maio de 2014

Rio Grande do Norte recebe primeiro campeonato de MMA amador neste sábado

Pela primeira vez na história das artes marciais do Estado, o Rio Grande do Norte recebe um campeonato de MMA amador. 16 atletas travam a primeira batalha no mixed martial arts no próximo sábado (24), às 15h30, no Ginásio Jorge Tavares, em Nova Parnamirim, com promoção da Federação de MMA do RN e Prefeitura Municipal de Parnamirim. As entradas custam R$ 5 e mais dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Instituto Juvino Barreto e Casa Durval Paiva.

Para a primeira edição do campeonato, cinco academias foram inscritas contando com uma agremiação paraibana convidada.  Diferente do que ocorre nas disputas profissionais, os lutadores terão que fazer a pesagem no dia da luta e os atletas menores de idade legal usarão equipamentos obrigatórios como proteção genital, caneleiras, protetor bucal, capacete de luta e luvas , tudo acompanhando por equipe médica no local. Por se tratar de uma competição amadora, a premiação não ocorrerá em dinheiro.

De acordo com o presidente da Federação de MMA do RN, Bruno Cortêz, a ideia por trás do campeonato surgiu do boxe, modalidade em que os atletas primeiro constroem um cartel amador para então passar ao esporte profissional, até chegar aos maiores eventos de artes marciais do mundo, como o UFC, Bellator e WSOF. Os campeões da primeira edição do campeonato estadual serão convocados para representar o Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro de 2015 da Confederação Brasileira de MMA (CBMMA).

Ainda segundo o titular da Federação, o objetivo do campeonato nada mais é do que um reflexo do que significa o bom nível estado para as artes marciais nacionais e internacionais. “Os nossos atletas são referência, mas para chegar onde estão o caminho foi muito árduo. Foi com o intuito de facilitar o caminho dos atletas potiguares que a Federação de MMA do RN decidiu apostar nos campeonatos de MMA amador, oportunidade  na qual os atletas poderão se testar, ganhar experiência antes de estrear no MMA profissional. O nosso interesse é fortalecer o mixed martial arts no RN”.

Bruno Cortêz ainda falou sobre a ideia a médio e longo prazo da Federação em relação aos lutadores do estado. “Queremos fazer do RN o centro do MMA no Nordeste. Queremos que o esporte seja cada vez mais praticado e que existam mais eventos de qualidade aqui. Já vimos que o potiguar gosta de MMA, o UFC aqui em Natal foi um sucesso. Agora, queremos que o potiguar veja o MMA como esporte do Estado, queremos dar uma função social forte e apoiar as crianças, adolescentes e adultos em situação de risco", acrescentou.

Serviço

1º Campeonato de MMA Amador

Data: 24/05/2014

Horário: 15h30

Local: Ginásio Jorge Tavares, Nova Parnamirim (Parnamirim), em frente ao antigo Clube Cosern.

Entrada: R$ 5 e mais dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Instituto Juvino Barreto e Casa Durval Paiva.

Seguidores