sexta-feira, 13 de junho de 2014

Governo do Estado está concluindo a revitalização da biodiversidade do Rio Cobra

Exibindo SAM_9858.JPGO Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) está concluindo na Região Seridó, o Programa Semiárido Potiguar (PSP), para a revitalização da biodiversidade do Rio Cobra, financiado pelo Banco Mundial. Em Jardim do Seridó foram construídas nove barragens subterrâneas. Ao final serão construídas 57 barragens subterrâneas que beneficiarão três municípios: Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Jardim do Seridó.  
 

Esse projeto visa ajudar agricultores familiares com a construção de barragens subterrâneas, renques e barramentos assoreadores com obras hidro ambientais, com auxilio na produção de alimentos pelos agricultores e na recuperação da mata ciliar nos arreadores do Rio Cobra. “As barragens subterrâneas têm por objetivo reter a água que fica armazenada no solo aluvial de riachos ou rios, aumentando a possibilidade de sucesso do plantio, incentivando a recuperação ambiental e econômica na região”, disse o engenheiro agrônomo, Adalto Texeira.

No município de Jardim do Seridó, os trabalhos foram iniciados pelo Sítio Recanto e concluídos nesta quinta-feira (12) no Sítio Passagem na propriedade do senhor Zé Barbosa. Antes, porém, os serviços se concentraram no Povoado Currais Novos (de baixo) na propriedade pertencente aos familiares de Miguel Paulino de Medeiros (in memorian). Nestas duas últimas localidades, as barragens subterrâneas beneficiarão cerca de doze famílias na produção de alimentos para o homem e animais (forragens).

No entanto, o assistente social e coordenador do projeto Marcelo Leal alertou que a água que será coletada pelos poços amazonas, através de bombas, cata-ventos, entre outros, não é própria para o consumo humano. “Essa água é especifica para a produção de alimentos. Para que essa água viesse atender a esse tipo de demanda, a água teria que passar por um sistema de tratamento. É uma água de segundo uso, ela pode servir até para lavar uma roupa, mas, por exemplo, não pode cozinhar”, informou.

Marcelo Leal também destacou o empenho do Prefeito Padre Jocimar Dantas, pois desde o começo deste projeto, por sinal, teve início no encontro dos Rios: Seridó e Cobra em Jardim do Seridó, a Prefeitura Municipal vem dando todo o apoio logístico. “Padre Jocimar acompanhou de perto este projeto. Ele entendeu as nossas dificuldades nos atrasos das obras e foi sensível às justificativas. Como também, sempre esteve presente participando das reuniões”, declarou o coordenador.

Seguidores