terça-feira, 19 de agosto de 2014

Engenharia Ambiental da UFRN recebe conceito máximo do MEC

O Curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação e obteve o conceito “5”,  nota máxima atribuída às graduações.
A avaliação in loco aconteceu entre 10 a 13 deste mês de agosto e analisou o corpo docente, instalações e infraestrutura, biblioteca e a organização didática pedagógica. O relatório enviado à instituição destaca a titulação, produção acadêmica e regime de trabalho do corpo docente, assim como “a excelente atuação do Coordenador”.
Os avaliadores constatam “que o projeto do Curso Bacharelado em Engenharia Ambiental atende aos objetivos e as condições de oferta previstos no PPC e PDI, bem como as possibilidades de inserção do profissional egresso no mercado de trabalho da região e do país”.
No documento, a equipe responsável pela avaliação ressalta “a excelente experiência vivenciada pela IES, no que refere à formação dos cursos de engenharias Ambiental, Biomédica, Redes e Comunicação, Petróleo, Mecatrônica, Materiais, Mecânica e de Computação”. Por fim, o MEC respalda o modelo de dois ciclos adotado pelo curso para essa formação do profissional de engenharia, “o qual visa a melhoria do ensino e qualidade profissional”, segundo a conclusão do trabalho.
Ao receber o resultado, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz disse que a gestão institucional acolhe o reconhecimento do curso com a segurança de quem sabe que está seguindo as diretrizes previstas no PDI e com a sensação de vitória pelas metas alcançadas nesses anos de trabalho à frente da instituição.
Ângela Paiva ressaltou que o conceito “excelente” atribuído pelo MEC à Engenharia Ambiental “é mais um avanço no sentido da aprimorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão na maior e mais antiga universidade pública do Rio Grande do Norte”.
Histórico
Considerado de “qualidade excelente” pela avaliação do MEC, o Curso de Engenharia foi mplantado na UFRN em 2011, período da reestruturação das universidades federais.
Coordenado pelo professor Helio Rodrigues dos Santos, a graduação de Engenharia Ambiental está vinculada ao Centro de Tecnologia (CT/UFRN), e tem capacidade para receber 80 alunos por ano, divididos em entradas semestrais de 40 alunos.
A primeira turma ingressou no segundo semestre de 2012. Quem cursa o primeiro ciclo pode obter o grau de Bacharel em Ciência e Tecnologia (BC&T), enquanto os concluintes que integralizam os dois ciclos recebem o diploma de Bacharel em Engenharia Ambiental.

Sirleide Pereira – ASCOM-Reitoria/UFRN

Seguidores