terça-feira, 19 de agosto de 2014

Simulação de Organizações Internacionais lança sua XVI edição na UFRN

 Natal/RN - 18 de agosto de 2014 - Na próxima terça-feira (19), a Simulação de Organizações Internacionais (SOI) promoverá o lançamento da sua XIV edição. O evento acontecerá no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir das 18h. O objetivo é apresentar cada comitê que será simulado em outubro, enfatizando suas temáticas e abrindo espaço para o esclarecimento de dúvidas. 

Levando em consideração as constantes discussões atuais acerca dos conflitos entre Israel e Palestina, a SOI também promoverá debates para tratar desse assunto. Os palestrantes serão Yuri Haasz, israelense erradicado no Brasil, mestre em Relações Internacionais pela ICU (Tóquio, Japão), mestrando em Ciências Sociais pela Universidade de Chicago (EUA) e especialista no conflito Israel/Palestina e em resolução pacífica de controvérsias e fundador da FFIPP-Brasil; e o advogado Dr. Paulo Castelo Branco, presidente da Coordenação para Paz na Palestina na OAB Federal.

"É importante para que, primeiro, todos conheçam o projeto, saber quais são os comitês e temas que serão discutidos em outubro. E, depois, para conhecer a realidade do povo palestino e as diversas violações de direitos humanos que ocorrem na região", pontuou o Secretário Geral da SOI 2014, Altair Filho, a respeito da importância da participação do público no lançamento. 

Todos os presentes obterão certificado de 4h de extensão. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site www.soi.org.br

Sobre a SOI
Os estudantes de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um dos pioneiros no desenvolvimento de Modelos, criaram, em 2001, a Simulação de Organizações Internacionais (SOI), seguindo os passos dos estudantes de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, que haviam criado o AMUN, o primeiro MUN do Brasil, três anos antes. A tendência se espalhou e o cenário de Modelos no Brasil se mostra bastante amplo e consolidado atualmente, contando com simulações em diversas cidades, como por exemplo, o MUNDI, em João Pessoa; a SONU, em Fortaleza; o TEMAS, em Belo Horizonte; e o UFRGSMUN, em Porto Alegre.

A SOI foi desenvolvida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN, numa iniciativa pioneira em todo Norte-Nordeste. A Simulação de Organizações Internacionais já obteve grande sucesso junto aos universitários do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil e vem despertando o interesse da sociedade natalense, aumentando o conhecimento sobre questões relevantes do mundo contemporâneo.

Esse ano, a SOI contará com a participação de mais de 400 estudantes, universitários e secundaristas, dos mais diversos cursos e origens, que poderão escolher um dentre os onze comitês temáticos, sendo três deles voltados para o Ensino Médio.
A XIV SOI contará com os seguintes comitês:
  • AGNU – Assembleia Geral das Nações Unidas 1950
  • CDSI – Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional
  • CII – Comitê de Imprensa Internacional
  • CELAC – Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos
  • CDH – Conselho de Direitos Humanos
  • CSNU – Conselho de Segurança das Nações Unidas 20401
  • NATO – North Atlantic Treaty Organization2
  • OEA – Organização dos Estados Americanos histórica1
  • OPAQ – Organização para a Proibição de Armas Químicas1
  • SIDH – Sistema Interamericano de Direitos Humanos
  • SpecPol – Comitê de Políticas Especiais e Descolonização
1 Comitês voltados aos alunos do Ensino Médio.
2 Comitê a ser simulado inteiramente em inglês.
Mais informações à imprensa
Alice Andrade - (84) 9819-9850
Diretora Acadêmica do Comitê de Imprensa Internacional (CII)

Seguidores