sexta-feira, 29 de agosto de 2014

UFRN faz sua primeira colação de grau a distância

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) viveu um dia histórico na tarde dessa quarta-feira, 27. Realizou a primeira solenidade de colação de grau de concluintes a distância. A experiência aconteceu com os três formandos do Curso de Licenciatura em Física do Polo de Educação a Distância da UFRN, em Petrolina, Pernambuco.
O ritual foi igual à solenidade presencial só que, dessa vez, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz, a secretária da Educação a Distância (SEDIS) da Universidade, Maria do Carmem Freire Diógenes Rêgo, e demais integrantes da mesa solene estavam em Natal.
Da sala de webconferência da SEDIS/UFRN a gestora saudou os concluintes e outorgou-lhes o grau de licenciados. “Vocês saem da UFRN levando algo que é muito precioso – conhecimento – patrimônio relevante para qualquer sociedade“, disse a reitora.
Do outro lado, a mais de 900 quilômetros de Natal, a coordenadora do Polo da SEDIS em Petrolina, Sheila Cristina, o coordenador do Curso no município pernambucano, Bruno Leonardo Canto Martins, o corpo docente da EaD, convidados e familiares participavam, em tempo real, “desse momento histórico”, conforme denominou a secretaria da SEDIS, Carmem Rêgo.

Benefícios e novas práticas
A solenidade durou pouco mais de 45 minutos e, para Ângela Paiva, “foi um dia de mudanças para a instituição. Com a transmissão em tempo real da aula magna proferida pela manha, pelo teólogo Leonardo Boff, para auditórios da UFRN em Natal nos polos da EaD no interior e, agora, com essa colação de grau, a distância, passamos passamos a usar em nossas atividades gerenciais, administrativas e solenidades, ferramentas de mediação da informação com comunicação em tempo real. Isso diminui distâncias, reduz custos, torna as atividades do mundo do trabalho mais fáceis de serem resolvidas e amplia o acesso das pessoas aos eventos públicos da nossa instituição”, declarou a reitora.
Nesta semana estão programadas mais duas colações de grau a distância: nesta quinta-feira, 28, às 16h, para turmas da EaD em Nazaré da Mata e na sexta-feira, 29, no mesmo horário, para a EaD em Surubim, ambos municípios polos da SEDIS da UFRN no interior de Pernambuco.





Seguidores