sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Fotec realiza cobertura experimental da XX Cientec

Alexandre SantosPor Danilo Bezerra
Créditos das fotos: Alexandre Santos

Contando com mais de 100 participantes, a Agência de Comunicação Experimental Multimídia inicia mais uma cobertura jornalística da XX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN, evento que marca o calendário da instituição por promover a interação de todos os segmentos da academia.

Com o tema (RE) Encontro de Todos Nós, a Cientec celebra 20 anos de existência, e conta com a contribuição de estudantes de comunicação social no registro de suas atividades. A Fotec, projeto de extensão que busca inserir o estudante no ambiente das redações de jornal, cria a oportunidade de colocar em prática muito do que é ensinado nos cursos de Rádio e TV, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.  “A Fotec é, para muitos, o primeiro espaço onde os estudantes podem exercitar a sua profissão”, destacou Juliana Bulhões, professora do Departamento de Comunicação Social da UFRN e Coordenadora Geral da agência.

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e alunos da rede municipal de ensino de Natal compõe as sete equipes que neste ano farão a cobertura dos quatro dias do evento. Reportagem, Vídeo, Edição, Documentarismo, Apoio/Exposição e Comunicação Organizacional são os grupos responsáveis em acompanhar todos os pavilhões da feira e as atrações culturais que acontecem no anfiteatro da praça cívica universitária.

Releases, matérias para portal, acompanhamento da mídia, produção de conteúdo para redes sociais, documentação do evento, exposição de fotos em jornal mural são apenas alguns das atividades que a Fotec produz. O principal foco de todas as ações está na aprendizagem, como explica Bulhões: “A cada ano temos a preocupação de aliar cada vez mais a teoria com prática, oferecendo cursos e palestras explicando como deve ser feito para que durante a feira os estudantes apliquem estes conhecimentos”.

E os participantes refletem o empenho que a organização da agência tem na concepção da cobertura. Louziane Neves, chefe de pauta, mostra-se empolgada com o dinamismo da equipe: “Aqui é muito próximo do que vivemos ou viveremos nas redações, desde a agilidade em que as noticias são produzidas a preocupação com a qualidade que chegará aos leitores. Espero ter ainda mais experiência com minha passagem pela Fotec”.

Seguidores