sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Em parceria com IFRN, Fundac realiza oficinas com adolescentes do Ceduc Caicó

image A Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de Caicó, iniciou nesta sexta-feira (07) uma série de oficinas com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Ceduc Caicó. As oficinas fazem parte do Projeto de Extensão Resgatando a Cidadania e a Dignidade Humana, promovido pelo Instituto.

Os 15 adolescentes que atualmente cumprem medida socioeducativa na unidade de Caicó foram divididos em turmas de quatro jovens e a cada semana uma turma vai participar de uma oficina diferente. Serão ministradas, simultaneamente, as oficinas de Ética e Cidadania, de Leitura e Literatura, de Matemática e de Informática.

Durante as oficinas desta sexta-feira, os educandos aprenderam a montar e desmontar um computador, conheceram as funcionalidades do equipamento e os conceitos básicos de informática. Os jovens assistiram a exibição de filmes educativos sobre ética e cidadania, discutiram sobre os direitos fundamentais da pessoa humana, fizeram leituras, produziram trabalhos relacionados às leituras, começaram a construção de um diário pessoal e participaram de atividades envolvendo a matemática.

As oficinas contam também com a participação voluntária de alunos do IFRN, que ao final das oficinas fazem um breve histórico de como é estudar no IFRN. O intuito é fazer com que os adolescentes se interessem e acreditem que eles também podem um dia ser alunos do Instituto ou de qualquer outra instituição.

No último dia de oficina, que será ministrada no dia 04 de dezembro, os educandos participarão da oficina Práticas Esportivas, que será realizada na piscina e na quadra de esporte do IFRN de Caicó.

De acordo com a coordenadora de extensão do IFRN de Caicó, Tatiana Ferreira, o objetivo do projeto é resgatar a cidadania e a dignidade do adolescente. A intenção é que o projeto seja realizado anualmente no Ceduc Caicó. “Queremos institucionalizar esse projeto. Precisamos mostrar para esses adolescentes que existe outra realidade lá fora, que eles podem seguir outro caminho, basta querer”.

As oficinas serão realizadas todas as quintas-feiras, das 9h às 10h30, e ao final os adolescentes irão receber certificado.

Seguidores