quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Mineiro defende integração do sistema de recursos hídricos no estado

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) defendeu implantação do projeto de gestão do sistema de integração dos recursos hídricos. O parlamentar citou o histórico de seca no Nordeste e em outras regiões do Brasil e classificou as consequências da estiagem como falta de uma política de gestão das águas.
“Temos duas situações que impactam: a irregularidade das chuvas e outra de natureza humana, vinculada à gestão dos recursos hídricos. Não dá para ficarmos apenas orando, pedindo que os céus respondam a questão do acesso à água. É muito bom quando recebemos essas notícias, mas não podemos depender só disso. É preciso que esse tema entre na agenda das pessoas. O acesso à água não é questão da natureza, mas da natureza política”, defendeu.
O pronunciamento realizado na manhã desta quinta-feira durante sessão plenária foi aparteado pelos deputados Dison Lisboa (PDT), Raimundo Fernandes ( PROS) e Tomba Farias (PSB).
Dison falou da conscientização do uso da água. “Nosso estado está em situação difícil, com nove cidades em colapso total e outras 44 em estado de alerta. Acho que além das ações de governo é preciso que as pessoas tenham consciência do uso da água”, disse.
Sobre a quantidade de poços abertos que ainda não foram instalados, Raimundo Fernandes fez um apelo. “É preciso uma solução imediata, muitos dos poços abertos não possuem mais a vazão esperada”, alertou. Tomba Farias sugeriu uma comissão para cobrança de ações urgentes. “Para que não se perca mais tempo e não fique só na conversa. O problema é muito grave” alertou.
Por fim, o deputado Fernando Mineiro afirmou que vai sugerir ao governo do estado a realização de um encontro entre todos os órgãos responsáveis pela gestão de água para gerir a situação da água no estado. “Temos questões fundamentais a serem debatidas”, afirmou.

Seguidores