quinta-feira, 16 de abril de 2015

Gestão da UFRN entrega obras nos cinco campi até final do semestre e Práticas de aprendizagem nos hospitais da UFRN vão ser avaliadas

imageAté dia 28 de maio, término do mandato da atual gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um conjunto de 16 obras estará concluído nos cinco campi espalhados por Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó.
Cerca de 62 milhões de reais foram investidos em construção e/ou ampliação de blocos de sala de aula, em enfermarias nos subsolos I, II e III para atender ao Serviço de Pediatria e apoio administrativo do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), na quadra esportiva do Núcleo Educacional Infantil (NEI), no Instituto Internacional de Física (IIF) e no prédio da Pós-Graduação de Engenharia Civil.
Foram igualmente contemplados com esses recursos os prédios do Departamento de Assistência ao Servidor (DAS); do Departamento de Comunicação (DECOM), do Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais (NEPSA II), além da Central de Atenção ao Discente (CADIS) e para o Laboratório de Geologia e Geofísica do Petróleo II.


Do calendário de conclusão de obras nesse primeiro semestre de 2015 elaborado pela Superintendência de Infraestrutura da UFRN (SIN) consta, também, a construção de um prédio para atender aos novos cursos de Gestão Pública e de Língua Espanhola, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), mais uma obra do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) na UFRN.
No Campus Macaíba, uma das unidades acadêmicas da UFRN no interior do Rio Grande do Norte, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz e a vice, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, vão entregar mais um Restaurante Universitário (RU), além do Pórtico do Campus, o Laboratório de Nutrição Animal e o prédio do Programa de Educação Continuada.

Práticas de aprendizagem nos hospitais da UFRN vão ser avaliadas

Mal tomaram posse na sala de reunião da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na manhã do dia 14, os oito integrantes da Comissão Interna de Avaliação das Práticas dos Cursos de Graduação da Saúde começaram a pensar estratégias para o trabalho que deve estar concluído em seis meses.
Ao dar-lhes posse, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz analisou a grandiosidade da cadeia hospitalar universitária, constituída por três unidades – o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Escola Maternidade Januário Cicco, ambos em Natal, e o Hospital Ana Bezerra (HAB), em Santa Cruz.
“Essa estrutura hospitalar tanto presta serviços essenciais de saúde pública à população, como é responsável em ofertar as práticas formativas exigidas pelos currículos dos cursos de graduação da saúde para a UFRN e outras instituições de ensino superior. Precisamos acompanhá-la para garantirmos mais qualidade e aperfeiçoarmos a parte acadêmica”, disse a reitora. “É tarefa institucional acompanhar o Plano Acadêmico ora em prática nos hospitais da UFRN, até porque ele é fruto dos projetos pedagógicos”, emendou o pró-reitor de Planejamento, João Emanoel Evangelista.
Para o Presidente da Comissão, Alexandre Flavio Silva de Queiroz, “o primeiro desafio é conhecer o funcionamento gerencial e os procedimentos administrativos e acadêmicos dos hospitais universitários, atualmente sob a gestão da (EBSHER), para sabê-los avaliar”. Depois disso, completou o presidente da Comissão, o passo seguinte será montar os instrumentos de avaliação e divulgar o trabalho junto à comunidade acadêmica da saúde.
Analisando o papel da Comissão, George Dantas de Azevedo, um dos integrantes, pontuou que o trabalho vai contribuir para alinhar a atual gestão dos hospitais com as diretrizes curriculares dos cursos da saúde; com a gestão institucional e com as políticas públicas para a saúde. “Na medida em que exercem função pública, os hospitais universitários, a FACISA, em Santa Cruz, e a Escola de Medicina Multicampi nas Regiões Trairí e Seridó, dão suporte à interiorização da UFRN”, finalizou George Dantas.

Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN

Seguidores