terça-feira, 28 de abril de 2015

Seca é discutida na abertura da IV Semana Acadêmica de Ciências Agrárias da Escola Agrícola de Jundiaí

imageDurante a abertura da IV Semana Acadêmica de Ciências Agrárias (Semagrária) da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da UFRN, o tema em destaque foi a gestão dos recursos hídricos no Rio Grande do Norte.  A cerimônia realizada na segunda-feira (30) no Ginásio da Instituição contou com a presença de mais de 300 alunos.

A Semagrária é um evento integrativo dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Zootecnia, Aquicultura, Agroindústria, Agroinformática e Agropecuária da EAJ, que tem como objetivo promover a integração dos discentes e docentes da Instituição, assim como produtores e instituições que atuam em todo Estado. Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN. A IV Semagraria tem como tema “Água: responsabilidade de todos nós”.

A abertura realizada no Centro Esportivo Professor Lamartine Neto, contou com a participação do Diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, Professor Júlio César de Andrade Neto; Vice-Diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, Professor Gerbson Azevedo de Mendonça; Subsecretário de Agricultura do Governo do Rio Grande do Norte, Antônio Alberto Cortez, além de professores e alunos da Escola Agrícola.

Em fala, o Diretor da EAJ, Professor Júlio César de Andrade Neto, destacou a importância da Semanagrária para a Instituição. “Há 66 anos a Escola Agrícola de Jundiaí tem trabalhado para promover o desenvolvimento do RN. Atuamos no nível médio, técnico, graduação, pós-graduação, formação inicial através do Pronatec, Mulheres Mil e técnica à distância através da Rede e-Tec Brasil. Com a Semagrária conseguimos apresentar as produções desenvolvidas na área da pesquisa, ensino e extensão expondo os principais fundamentos das atividades da agropecuária nacional”.

Na palestra de abertura, intitulada Gestão de águas de Recursos Hídricos ministrada pela Profa. Dra. Joana Dárc da UFRN, destacou que o maior desafio para a gestão dos recursos hídricos no Rio Grande do Norte é oferecer soluções homogêneas para diferentes realidades sociais e físicas. “Mais do que um recurso, a água é fonte de vida, sendo um bem de domínio público cuja gestão é descentralizada e participativa. A gestão tem que ser tratada de forma diferenciada para as realidades sociais e físicas. Não dá para administrar um recurso com grande parte dos usuários na ilegalidade”.

A IV Semana Acadêmica de Ciências Agrárias segue até quinta-feira (30) abordando questões como aquicultura e sustentabilidade, transgênicos na agricultura brasileira, direito agrário e segurança alimentar, reuso de água no semiárido, aplicação de tecnologia da informação nas ciências agrárias, tecnologias alimentares para ruminantes no Semiárido e consumo sustentável.

Destaques da Programação da IV Semangrária:

Terça-feira (28)

10h - 11h45 Palestra: Empreendedorismo Rural – Paulo Miranda – SEBRAE/RN

10h - 11h45 Palestra: Direito Agrário e Segurança Alimentar - Dra. Nadjaluce de Carvalho Barros – OAB/RN

15 h - Lançamento do Grupo de Estudos em Entomologia – GREEN, Palestra – Manejo integrado de pragas na cultura do meloeiro no semiárido Potiguar. Prof. Dr. Elton Lúcio de Araújo e Prof. Dr. Gerbson Mendonça.

Quarta-feira (29)

10h - 11h45 Palestra: Reuso de água no semiárido. Arthur Mattos

10h - 11h45  Palestra 02: Viabilidade da produção de tilápia em viveiros escavados no RN. Dr. Paulo Mário

13h30 - 15h  Fórum sobre o Defeso da Caatinga - Prof Magda Guilhermino, EAJ/UFRN

Oficina: Conectados com a ciência e a inclusão científica. Prof. Dr. André Stwuart

Quinta-feira (30)

9h30 Palestra sobre prevenção ao uso de drogas nas escolas - Tenente Styvenson Valetim
10h - 11h45 Palestra: O tratamento de águas residuais para uso na agricultura. Dr. Shirlle Katia da Silva Nunes
13h30 - 15h  Mini Curso Introdutório de panificação. Tec. Agroindústria Walleska Dos Santos Adelino e Idiana Macêdo
15h30 - 17h  Palestra 6:  Informática Aplicada ao Processamento de Alimentos

Mais informações em: https://www.facebook.com/semagraria.eaj

Seguidores