sexta-feira, 15 de maio de 2015

Carneiro hidráulico faz sucesso nas pequenas propriedades de SC

Bombinha artesanal de PVC permite irrigar a plantação sem gastar energia e combustívelcarneiro-hidraulico-globo-rural (Foto: Mikael Fox/Ed. Globo)

Para entender por que a bomba que vamos mostrar é chamada de "carneiro hidráulico" é preciso voltar à Idade Média. Naquela época, a máquina de guerra mais usada pelos soldados era um tronco de madeira que, impulsionado repetidamente, arrombava os portões e muros das fortalezas inimigas. A criação dessa arma pode ter sido inspirada nos golpes desferidos pelo carneiro, bicho que tem fama de investir, sem parar, com a cabeça, na direção do inimigo. Essas armas eram chamadas de aríetes, que em latim quer dizer carneiro. Por isso alguns aríetes traziam a escultura de um carneiro na ponta. 

Nos dias de hoje se usa a expressão "golpe de aríete" para caracterizar o barulho ritmado feito pelas tubulações quando a saída de água delas é interrompida abruptamente.

Se quiser uma comprovação, basta tapar a boca de uma mangueira quando ela estiver jorrando água. Imediatamente, você vai observar que ela serpenteia. O movimento é causado pelo "aurto de pressão" que percorre toda a mangueira, expandindo-a. A isso se dá o nome de "golpe de aríete".

Em 1772, o inglés John Whitehurst desenvolveu uma bomba d'água aproveitando essa energia provodada pelo "suerto de pressão". O aparelho foi aperfeiçoado pelos irmãos franceses Montgolfier e passou a se chamar carneiro hidráulico. O invento se espalhou pelo mundo e até hoje é considerado revolucionário, porque vence a lei da gravidade ao bombear a água de um lugar baixo para outro mais alto, sem qualquer ajuda do homem. Não gasta energia nem combustível. A energia usada pelo carneiro hidráulico vem do "golpe de aríete".

Abaixo, você vê a reportagem do programa Globo Rural sobre um carneiro hidráulico caseiro que está ajudando produtores de tomate em Santa Catarina. A reportagem completa e o passo a passo para fazer o equipamento você lê na edição de maio de Globo Rural, já nas bancas e também disponível para tablets. 

link do vídeo: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Pesquisa-e-Tecnologia/noticia/2015/05/carneiro-hidraulico-faz-sucesso-nas-pequenas-propriedades-de-sc.html

Seguidores