sexta-feira, 15 de maio de 2015

Confira a programação da 13ª Semana Nacional de Museus no RN

O Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, comemora a 13ª Semana Nacional de Museus com programações entre os dias 16 e 24 de maio. O tema usado para nortear as atividades do evento em 2015 em todo o país é “Museus para uma sociedade sustentável”.

De acordo com a coordenadora dos Museus da Fundação José Augusto, Luana Oliveira, a temática da sustentabilidade pode ser vivenciada sob vários aspectos. Ela lembra que o conceito de sociedade sustentável inclui “viver de forma economicamente viável, ecologicamente correto, socialmente justo e culturalmente aceito”.

“Dessa forma, os museus e todos os equipamentos culturais, têm a missão de ir além dos aspectos físicos de conservação e preservação do meio ambiente. Eles devem atuar diretamente na Educação, mostrando as diversidades étnicas e culturais e conservando o patrimônio para formar cidadãos capazes de compreender o valor de desenvolver a capacidade de se reinventar sem abrir mão da memória”, disse.

Programação:

MEMORIAL CAMARA CASCUDO

-Exposição “Ninhos de Pedra”, do fotógrafo Marcos Cavalcanti

Período: 16 de maio a 20 de junho

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Local: Sala de Exposições Temporárias do Memorial Câmara Cascudo

Abertura: Dia 16 de maio, às 15h

- Show de Mamulengos do artista Heraldo Lins, com o tema “Educação pela preservação”. A apresentação faz parte da campanha de conscientização ambiental da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O mamulengueiro Heraldo Lins usa os personagens João Redondo e Benedito para conscientizar o público sobre o tema, com ênfase na valorização da mais autêntica tradição nordestina.

Data: 20 de maio, às 16h

Local: Praça André de Albuquerque, em frente ao Memorial Câmara Cascudo

- Exposição permanente “História da Cidade do Natal”, inspirada na obra de Luís da Câmara Cascudo com o mesmo título, é um passeio pelos mais de 400 anos de história da cidade. Neste percurso, temos 24 “paradas” para destacar feitos, guerras, episódios da memória histórica da cidade. Esta não é uma exposição acabada, pois o público é convidado a participar oferecendo sugestões, propondo atividades, doando ou emprestando algum objeto para enriquecer a narrativa.

Local: piso superior do Memorial

PINACOTECA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

-Instalação “Container de Pandora”. Trabalho colaborativa mediado pelo artista plástico Guaraci Gabriel, com artistas convidados Felipe Bezerra e Lucas Mds. Trabalho desenvolvido também para a Bienal de Havana, Cuba.

Período: 21 de maio a 21 de junho de 2015
Local: Sala de Exposições Temporária da Pinacoteca do Estado
Abertura: 21 de maio, às 19h

- Palestra: Práticas de Sustentabilidade, com a bióloga e técnica do Idema-RN, Hortência de Carvalho

Data: 21 de maio, às 10h

- Oficina de Brinquedos, promovida pelo Idema, com a técnica Mércia Freitas

Data: 21 de maio, às 15h

Contatos:

Memorial Câmara Cascudo: (84) 3201-6425 e 3232-6334
Pinacoteca do Estado: (84) 3211-7096

Seguidores