sábado, 13 de junho de 2015

Ceasa e IFRN assinam protocolo de intenções para gerenciamento de resíduos sólidos

imageDepois da finalização do estudo de gravimetria, recurso utilizado para tipificar os resíduos sólidos gerados em uma instituição, as Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa/RN) e o Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN) firmam parceria para gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos na Ceasa/RN. A solenidade para assinatura do protocolo de intenções aconteceu nesta sexta-feira (12), na Central.

A Ceasa gera atualmente de 12 a 15 toneladas de resíduos sólidos por dia que são enviados para o aterro sanitário. Desse montante, cerca de 80%, é “lixo” orgânico e grande parte do restante é lixo facilmente reciclável. Esse plano de resíduos sólidos que será desenvolvido também com o auxílio da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), é um marco na história da Ceasa e passa a nortear a destinação correta do lixo a partir de agora.

“Esse é um importante passo na história desta Ceasa. Vamos passar a enxergar os resíduos sólidos gerados aqui por outro ângulo. Está em nossas mãos a oportunidade de fazer dessa parceria com o IFRN um divisor de águas, a construção de uma nova fase”, comemorou o diretor presidente da Ceasa, Theodorico Netto.

O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, destacou a necessidade dessa cooperação técnica e deixou claro que o Instituto está sempre de portas abertas para atuar fora da academia, dando suporte técnico a outras organizações. “Não mediremos esforços para contribuir com instituições que necessitem da nossa parceria. Estamos extremamente felizes em poder assinar esse protocolo de intenções que a partir de hoje marca um momento único na trajetória da Ceasa”, destacou.

Também participaram da ocasião a secretária da Sethas e primeira-dama, Julianne Dantas Faria; o superintendente da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), Jairo José dos Santos; o superintendente do IBAMA, Alvamar Costa; o representante da senadora Fátima Bezerra, Olavo Ataíde; diretores, funcionários, permissionários e parceiros da Ceasa.

Seguidores